Saúde

Estado de alerta sobre o Ebola nos portos

SEP e Anvisa tratarão, com urgência, da adaptação dos Planos de Contingência para Emergências de Saúde Pública

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/08/2014 às 10:49

Compartilhe:

A Secretaria de Portos reuniu- se ontem com o Grupo Executivo Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional (GEI-ESPII), para tratar da emergência do vírus Ebola. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o vírus epidemia no oeste da África e emergência pública sanitária internacional.

Com base nas evidências disponíveis até o momento, a OMS não recomenda triagem extraordinária nos pontos de entrada ou restrições de comércio ou viagem a áreas afetadas pelo vírus Ebola.

Com base nas evidências disponíveis até o momento, a OMS não recomenda triagem extraordinária nos pontos de entrada ou restrições de comércio ou viagem a áreas afetadas pelo vírus Ebola.

No entanto, como medida de preventiva, as áreas da Anvisa em Portos, Aeroportos e Fronteiras se mantém em estado de alerta para eventos de saúde relacionados a viajantes. Assim, caso necessário, os planos de contingência já existentes para Emergências de Saúde Pública de Interesse Internacional (ESPII) serão ativados.

SEP e Anvisa manterão estado de alerta (Foto: Divulgação)

A SEP e a Anvisa, tratarão, em caráter de urgência, da atualização e adaptação dos Planos de Contingência para Emergências de Saúde Pública e no Sistema de Acompanhamento de Saúde Pública nos Portos.

O Plano prevê o registro e controle das atividades quando da ocorrência de um caso suspeito; a imediata operacionalização das ações previstas no Plano Operacional, Plano Emergencial de Gerenciamento de Resíduos provenientes de Embarcações e Plano de Manejo de Avifauna - todos constantes no Plano Específico de Contingência à Influenza - e ainda o cadastro das autoridades e responsáveis pelo porto e das demais entidades envolvidas.

Segundo a OMS, o risco de infecção para quem viaja para os países comprovadamente afetados com o vírus, até o momento, é considerado muito baixo, a menos que ocorra contato direto com pessoas ou animais (doentes ou mortos) infectados.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Atento está com oportunidade de trabalho em home office

Vaga também voltada para pessoas com deficiência (PCD)

Cotidiano

PAT de município do Litoral de SP está com 104 vagas de emprego; confira os cargos

Os interessados devem comparecer ao local de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 9h às 12h30

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter