Saúde

Especialista em medicina esportiva aponta importância de autocuidados com a imunidade

Médico dá três dicas valiosas para aumentar a imunidade e reduzir o risco de agravamento em infecções virais

Da Reportagem

Publicado em 24/02/2022 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Lucas Jankauskas dá três dicas valiosas para aumentar a imunidade e reduzir o risco de agravamento em infecções virais / DIVULGAÇÃO

Continua depois da publicidade

Em tempos em que o sistema de saúde passa pelo desafio causado pela Covid-19, a sociedade se vê na condição de agir com cautela para evitar a necessidade de idas aos hospitais, seja por infecção pelo novo coronavírus ou por causas distintas. Dentro dessa nova rotina de cuidados, não podemos esquecer do nosso corpo e daquilo que nos ajuda a combater as ameaças ao nosso organismo: o sistema imunológico.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Pensando nisso, o dr. Lucas Jankauskas, médico especialista em medicina esportiva, lista três substâncias para manter a imunidade alta e pronta para combater infecções virais e outros tipos de doenças.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

VITAMINA D

Continua depois da publicidade

A primeira indicação é a Vitamina D, que apresenta grandes benefícios ao sistema cognitivo, proporcionando concentração, foco e é indicada há bastante tempo por neurologistas no protocolo Coimbra, para regressão de Alzheimer e esclerose múltipla.

"Também nos favorece muito no sentido de reparo tecidual, fazendo a fixação do cálcio dentro da matriz óssea. Ou seja, ela aumenta a qualidade óssea no organismo e é o carro-chefe de todas as vitaminas (mesmo sendo apresentada hoje como um hormônio) no que tange a parte imunológica e a forma mais adequada de aplicá-la é de maneira intramuscular, uma vez que é uma vitamina lipo solúvel e que necessita da gordura para ser absorvida", explica.

RESVERATROL

Continua depois da publicidade

O Resveratrol é basicamente um antioxidante extraído da uva. Um estudo da do setor de Biologia Molecular da Universidade da Califórnia mostra uma capacidade altíssima dele frear a disseminação de algumas variáveis da Covid-19.

"É um elemento que pode, ao mesmo tempo, contribuir para um sistema antioxidativo do organismo e otimizar a função imunológica. É um medicamento muito usado para fortalecer a imunidade", diz o diretor da Clínica Jankauskas.

LISINA

Continua depois da publicidade

Lisina é um aminoácido com ação antiviral que auxilia no combate a infecções virais, como, por exemplo, herpes labial, aumenta a produção de imunoglobulinas e facilita a absorção de cálcio. 

"Ninguém está livre de ser contaminado por coronavírus, H3N2, H1N1 ou mesmo a gripe comum. Porém, sob o aspecto de um fortalecimento do sistema imunológico, a chance de desenvolvimento de uma comorbidade diminui consideravelmente", finaliza.

O especialista ressalta que é fundamental tentarmos manter uma boa imunidade, já que ela é a principal defesa do corpo contra agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias e até parasitas.
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software