As mulheres são mais prevalentes que os homens / Divulgação
Continua depois da publicidade
Aquela dor de cabeça insuportável, que muitas vezes leva ao desespero, é conhecida por enxaqueca, um mal que acomete cerca de 30 milhões de brasileiros. As mulheres são mais prevalentes que os homens.
A base da doença é orgânica, tem conhecida influência genética, estando presente em pessoas da mesma família. Mas é preciso salientar que o estresse psicológico pode desencadear crises ou mesmo piorar a intensidade das dores em pessoa susceptível.
Continua depois da publicidade
O fator alimentação também pode desencadear surtos de enxaqueca. Mas cada pessoa é mais sensível a um determinado alimento do que outro. Por isso, o consumo de chocolate, vinho, queijos, alimentos defumados, embutidos, conservas podem ser vilões para uns e não para outros. É preciso observar qual deles age como desencadeador para assim evita-lo.
"Outro princípio que deve ser observado é o problema de automedicação, que nos casos de enxaqueca, algumas classes de medicamentos, tomadas em excesso, contribuem para que ocorra mais dor de cabeça. Por isso, é preciso a orientação do médico para a prescrição correta e até mesmo para evita-los", lembra o neurocirurgião e especialista em tratamento da dor, Joel Teixeira.
Continua depois da publicidade
Apesar da falta de estudos mais contundentes de ordem econômica, é possível observar que os prejuízos em decorrência da enxaqueca podem ser estratosféricos, levando-se em conta o absenteísmo (ausência no trabalho) ou mesmo quando o funcionário comparece, mas tem a produtividade prejudicada em função do problema de saúde. Por todos esses fatores, é importante a consulta médica para determinar o tratamento mais adequado para cada pessoa
Além da enxaqueca comum, existe também a chamada Cefaleia em Salvas. Trata-se de outro tipo de dor de cabeça, mais raro e mais severo que a enxaqueca. A causa também está ligada possivelmente à genética do paciente. As dores são mais intensas de um lado da cabeça ou no rosto durante os surtos. Ainda ocorrem fenômenos de lacrimejamento e vermelhidão do olho do lado afetado e também constipação nasal do mesmo lado. É considerada uma das dores mais intensas que o ser humano pode sofrer. Por isso, é preciso o diagnóstico de um especialista.