Saúde

Drenagem linfática na guerra contra a baixa estima

A drenagem linfática livra o corpo das toxinas; é auxiliar no combate a celulite e dá uma enorme sensação de bem-estar

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 17/09/2013 às 13:19

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Muito trabalho e a consequente falta de tempo para as outras coisas essenciais da vida, porque não é só o trabalho é que é essencial, se transformam numa verdadeira bomba no dia a dia de qualquer pessoa. Filhos, netos e parentes da falta de tempo são a alimentação incorreta, obesidade, estresse, baixa estima, insatisfação geral, doenças cardíacas, celulite, acne, cabelo ralo, unhas quebradiças; é melhor parar a lista por aqui!

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Agora é “chover no molhado”, pois quantas vezes você já ouviu, ou leu, que é preciso saber dosar o tempo e que se você mudar a maneira de encarar a sua relação com o trabalho (ou com os estudos ou com os dois) e organizar melhor a sua vida, vai encontrar tempo para dedicar-se a si mesmo. Mesmo que seja apenas 1 hora por dia; só pra você. Reflita: somando a semana toda você terá 7 horas as quais serão dedicadas apenas ao seu bem-estar e alegria.

Como você vai reverter isso em favor da sua beleza, é um problema que só você pode resolver. Talvez a primeira medida seja dedicar parte deste tempo a uma atividade física e tem que ser prazerosa. Que tal o Pilates? Vá a uma academia e se informe a respeito.

Outra coisa muito boa para “limpar” o organismo, ajudar a combater a celulite e ainda ganhar uma enorme sensação de leveza é a drenagem linfática. É uma técnica em estética que surgiu na década de 30 e até hoje conquista cada vez mais adeptos, trata de gordura localizada, inchaços, dores decorrentes de varizes, cuidados pós-cirúrgicos, entre outros incômodos.

Continua depois da publicidade

Para quem pensa que drenagem linfática é uma manobra atual, que foi descoberta agora e que somente nestes últimos tempos virou moda nas clínicas estéticas, está redondamente enganado. Já em 1932, na Riviera Francesa, os massagistas Dr. Vodder e sua esposa perceberam que grande parte de seus pacientes sofria de problemas de prisão de ventre, tendo os gânglios linfáticos inchados. Mesmo sabendo que as opiniões médicas da época eram contrárias no que se referia às massagens nos nódulos linfáticos (não se conhecia nada a respeito do sistema linfático e acreditava-se que a massagem espalhava bactérias e germes patogênicos), Dr. Vodder, intuitivamente, conseguiu importantes resultados com seu método de drenagem linfática manual, que orientava a direção desses nódulos (gânglios) linfáticos no sentido das fossas linfáticas. Aos poucos as doenças iam desaparecendo.

A beleza do rosto e do corpo é fruto principalmente do bem-estar interior (Foto: Agência GB)

Depois de anos, esse procedimento tem sua eficácia comprovada, sendo o tratamento escolhido para várias doenças ou apenas sendo utilizado para manter os canais de drenagem do nosso corpo abertos, libertando, assim, as toxinas endógenas.

Continua depois da publicidade

Para esclarecer melhor, a drenagem linfática é um método fisioterapêutico de massagem altamente especializado, feito com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes. Na verdade, ela facilita o escoamento do líquido linfático (que fica entre as células e é rico em gorduras) até os gânglios linfáticos, que o drena para a circulação. Este procedimento torna-se ideal para combater a celulite, aliviar a dor das varizes e reduzir o desconforto durante o período pré-menstrual, em que normalmente as mulheres tendem a estar mais inchadas e com dores nas pernas.

Além de todos estes benefícios, os cirurgiões plásticos garantem que a drenagem linfática é uma aliada no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas de abdômen, lipoaspiração, lipoescultura, mamoplastia ou plásticas faciais.

Isso porque ela estimula o organismo a reagir eliminando os líquidos que causam o inchaço e os edemas. O resultado é uma recuperação muito mais rápida. Para ajudar essa técnica de massagem, o ideal é utilizar produtos que possuem ativos suaves, que ajudam no fortalecimento da microcirculação. Dessa maneira, formulações com propriedades lipolíticas (quebra de gorduras), anti-inflamatórias e fortalecedoras da microcirculação, são ideais. Produtos compostos por extrato de Gingko Biloba, uma planta de origem chinesa, óleo de andiroba, o qual dá emoliência à pele, óleo de algodão, extrato de sete ervas, que possui ação hidratante e suavizante, e a arnica, também garantem excelentes resultados. Além desses, a suavidade do maracujá, a emoliência da macadâmia e a hidratação do pêssego auxiliam nos tratamentos de drenagem linfática de maneira eficaz.

Continua depois da publicidade

Já que você procurou a clínica de estética para fazer drenagem linfática, dê uma espiadinha nos pacotes oferecidos que geralmente incluem limpeza de pele e massagens faciais rejuvenescedoras. Gente, o bem que isso faz para a autoestima de homens e mulheres só sabe quem já experimentou.

Existem aquelas pessoas que não estão nada satisfeitas com seu corpo e que, apesar de adotarem um novo comportamento, não conseguem ter a aparência que gostariam e precisam mesmo de intervenção cirúrgica. Acontece que a grande dificuldade, algumas vezes, é o preço destas operações. Se este é o seu caso, não desanime, procure um profissional competente, informe-se bem sobre o assunto e comece a fazer uma poupança. Seja objetivo e prepare-se financeiramente.

Para refletir um pouco, não resuma os motivos de suas frustrações no seu corpo, muitas vezes o que você está precisando de verdade é mudar de emprego, ou se livrar de alguma outra coisa que te incomoda no dia a dia, para ser realmente feliz consigo mesmo e com a cara e o corpo que Deus lhe deu.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software