Espaço Marcia Campos SPA Santista / Reprodução
Continua depois da publicidade
A cabeça não para de doer, o cabelo cai em excesso, as alergias são frequentes, a musculatura vive tensa e o coração parece bater no ritmo de uma escola de samba apressada. Se você se identificou com um – ou todos – esses sintomas físicos, são grandes as chances de estar convivendo com o estresse. Uma realidade para cerca de 90% da população global, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a extensão da pandemia do novo coronavírus, o Dia Mundial de Combate ao Estresse, neste 23 de setembro, serve de alerta para uma prática que pode ajudar a mudar esse quadro: o autocuidado.
Os dados preocupam também no Brasil, onde pelo menos 72% da população economicamente ativa sofre de estresse, conforme levantamento da Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil) feito em 2018 e publicado em 2019 (o mais recente).
Continua depois da publicidade
Somados aos sinais do corpo, os sintomas psicológicos – como ansiedade, irritação, dificuldade de concentração e preocupação em excesso – transformam tarefas corriqueiras em verdadeiros desafios, prejudicando do trabalho à vida pessoal.
O estresse é uma resposta normal do organismo a uma situação de ameaça, como se estivesse numa luta para fugir do que o faz sentir assim. O problema é quando esse estado se prolonga, com a pessoa constantemente estressada e, por consequência, corpo e mente vivendo nessa batalha sem fim.
Continua depois da publicidade
Além de buscar ajuda médica e psicológica, se necessário, quem apresenta o estresse crônico deve se permitir alguns hábitos de autocuidado, ou seja, priorizar o próprio bem-estar em benefício de uma melhor qualidade de vida.
A esteticista e especialista em bem-estar Marcia Campos, idealizadora do SPA Márcia Campos, em Santos, lembra que a pandemia contribuiu para que o autocuidado ocupasse o último lugar na lista de prioridades de muitas pessoas. Porém, até mesmo para enfrentarmos os desafios deste "novo normal", pequenos gestos podem fazer uma enorme diferença e ajudam a afastar o estresse nosso de todo dia.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Ela cita 5 hábitos de autocuidado que vão transformar a sua vida para melhor:
Em sua rotina de atendimentos no SPA, Márcia perdeu as contas de quantos clientes atendeu com sintomas de dores musculares e demais desconfortos decorrentes do estresse. Nesses casos, as massagens relaxantes e terapêutica trazem o alívio para o corpo e ajudam a acalmar a mente. "Temos clientes que dormem durante a massagem, de tão relaxados que ficam. Antes, a maioria vinha por preocupações estéticas. Agora, a grande motivação é cuidar do bem-estar, se sentir bem por completo", analisa a profissional.
A mudança de perfil é tão evidente que o SPA tem sido escolhido para celebrar aniversários, recebendo mães e filhas, amigas e casais. Com ocupação restrita e reduzida, a Festa no SPA inclui uma série de procedimentos, com massagens corporais e faciais, tratamentos especiais, lanchinho caprichado e, pra finalizar, um relaxante banho no ofurô.
Continua depois da publicidade
"As pessoas entenderam, com a pandemia e seus reflexos, que investir em bem-estar é primordial. Presentear com um Day SPA tem sido cada vez mais comum, é aquele presente que sempre agrada!", confessa ela.
Para conhecer mais sobre os serviços oferecidos pelo SPA Márcia Campos, acesse spasantistamarciacampos.com.br/day-spa-santista/, @espacomarciacampos ou mande mensagem para (13) 99135-4789.
Continua depois da publicidade