Evento acontece neste sábado (28), das 13h30 às 17h30 / Elza Fiúza/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
Depois da primeira edição do Fórum Maternidade e Infância da Baixada Santista, em Santos, chegou a vez de Cubatão discutir sobre o protagonismo de mães e crianças nas políticas públicas. O Fórum Maternidade e Infância da Baixada Santista – Ciclo Cubatão, acontece no dia 28 de outubro, das 13h30 às 17h30, no Parque Anilinas, localizado no centro da cidade.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A primeira edição atraiu mais de 160 mulheres que compartilharam experiências e debateram importantes questões relacionadas à maternidade, infância e as políticas públicas para mães e crianças.
A programação contará com uma mesa debatendo três temas: desafios como a carreira profissional, processo eleitoral e maternidade atípica, além da presença de lideranças da Região e do Estado, como a deputada estadual Andréa Werner, a vereadora de Cubatão Jaque Barbosa e Paula Ravanelli, Procuradora Municipal e Presidente do Conselho Municipal da Mulher.
Continua depois da publicidade
Segundo a idealizadora e coordenadora do Fórum, Carolina Ferreira, a iniciativa visa promover a participação efetiva de mães e crianças na criação de políticas públicas relacionadas à maternidade e infância na Região e surgiu da vivência e observação com as dificuldades que as mães e seus filhos pequenos enfrentam no dia a dia. “Quando eu me tornei mãe, percebi que muitas coisas dentro da sociedade, no âmbito da iniciativa privada e no poder público não são pensadas para acolher mães com crianças, como lojas em que a gente não consegue transitar com carrinhos de bebê e parques públicos sem sombra, o que é prejudicial às crianças. Percebi essas e outras coisas que precisavam ser melhoradas, mas que não tinha ninguém discutindo isso. Conversei com amigas que são mães e daí surgiu a ideia de construir um grupo organizado e mobilizado de mulheres, mães da Baixada Santista, para que esse grupo possa ser consultado sobre a formulação de políticas públicas que envolvam a maternidade e infância”, afirma Carolina.
O Fórum Maternidade e Infância da Baixada Santista – Ciclo Cubatão tem como objetivo criar um ambiente inclusivo e participativo onde mães e crianças que vivem na cidade possam colaborar com a formulação de políticas que afetam diretamente suas vidas.
Após as mesas de debate serão abertos quatro grupos de trabalho para discutir assuntos pertinentes a maternidade e infância, como: Maternidade, Infância e Educação, Maternidade, Infância e Saúde, Maternidade, Infância e Carreira
Continua depois da publicidade
Profissional e Maternidade, Infância e Acesso à Cidade. Além disso, o evento contará com um espaço especialmente designado para as crianças, permitindo que as mães participem ativamente das discussões e atividades.
A iniciativa reflete o compromisso do Fórum Maternidade e Infância da Baixada Santista com a inclusão e a participação de todas as mães, reconhecendo que o acesso a eventos desse tipo pode ser desafiador para aquelas com crianças pequenas.
A participação é gratuita, mas há limite de público. Para se inscrever basta preencher o formulário no link.
Programação
Continua depois da publicidade
13h30: Credenciamento
14h00: Mesa de abertura com Paula Ravanelli, Procuradora Municipal e Presidente do Conselho Municipal da Mulher, Jaque Barbosa – Vereadora e Embaixadora Fórum em Cubatão e Carol Ferreira, Coordenadora Fórum Maternidade e Infância da Baixada Santista.
14h30: Painel – Mãe: uma pessoa de deveres e também de direitos, com mediação de Thays Emídio – Manguezal Vivo
Mães no Processo Eleitoral: Vereadora Jaque Barbosa
Maternidade Atípica: Deputada Andrea Werner
Maternidade e Carreira: Emanuele Braz, enfermeira, pós graduada em estética e empreendedora na Essencial Estética.
Continua depois da publicidade
16h00 – Grupos de Trabalho
Maternidade, Infância e Educação
Maternidade, Infância e Saúde
Maternidade, Infância e Carreira Profissional
Maternidade, Infância e Acesso a Cidade
17h30 – Encerramento
Continua depois da publicidade