Saúde

Cubatão intensifica ações de combate à dengue

Atualmente, a Cidade tem 1 caso de chikungunya e 9 de dengue no período de 1 de janeiro a 10 de fevereiro

Da Reportagem

Publicado em 15/02/2022 às 19:29

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

24 agentes de endemias estão atuando nas escolas, unidades de saúde e na zona industrial / Divulgação/PMC

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde de Cubatão está intensificando as ações educativas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. Segundo a chefe de serviço do Controle de Zoonoses, Rosangela Jorge Chad, pelo menos 24 agentes de endemias da equipe de Informação, Educação e Comunicação estão atuando nas escolas, unidades de saúde e na zona industrial, com ações preventivas também em relação à leptospirose. As atividades prosseguem de maneira intensa até o fim deste mês.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Os agentes estão colhendo larvas para análise, eliminando criadouros e orientando os responsáveis sobre as medidas que devem ser tomadas", informou Rosangela. Até o momento, em duas das 10 indústrias visitadas os agentes encontraram larvas. As empresas foram notificadas. Já nas 19 escolas vistoriadas, apenas uma dela acumulada água parada com larvas do mosquito. O recipiente foi totalmente limpo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santos registra maior número de casos de dengue e zika na região

• Estado de São Paulo registra mais de 2 mil casos de dengue em janeiro

• Verão acende alerta para Dengue, Zika e Chikungunya

De acordo com Rosangela Chad, também foram vistoriadas quatro garagens náuticas, dois estabelecimentos de reciclagem, duas borracharias e um posto de molas, além do almoxarifado central do Município e a Viação Fênix. Não houve o encontro de larvas, incluindo a área do Parque Anilinas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Sintomas

Febre alta, acima de 38 graus, fraqueza e dores no corpo e nas juntas são alguns dos sintomas que indicam possível contágio pela dengue. No caso de também ocorrerem sangramentos e suor intenso, pode ser a forma hemorrágica.

Já a febre chikungunya tem sintomas semelhantes aos da dengue, mas se caracteriza por atingir as articulações, com o vírus avançando nas juntas dos pacientes e causando inflamações com dores fortes, inchaço, vermelhidão e calor local.

Continua depois da publicidade

E a infecção pelo vírus zika provoca febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores em articulações, pontos brancos ou vermelhos na pele e dores musculares, de cabeça e nas costas. Os sinais e sintomas duram, em geral, de 2 a 7 dias.

Atualmente, Cubatão tem 1 caso de chikungunya e 9 de dengue  no período de 1 de janeiro a 10 de fevereiro último. Este ano foram formadas sete brigadas de prevenção envolvendo Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Departamento de Vigilância à Saúde, Serest, DER, Camp e Escola Estadual Lincoln Feliciano.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software