Saúde

Cubatão inicia vacinação de crianças de 3 e 4 anos na segunda-feira (25)

Doses são seguras e eficazes, afirma Ministério da Saúde

Da reportagem

Publicado em 21/07/2022 às 17:38

Compartilhe:

Vacina Covid-19 / Marcus Cabaleiro/PMC

Cubatão começa nesta segunda-feira (25) a vacinar crianças de 3 e 4 anos contra a covid-19. O uso da vacina CoronaVac para a faixa de 3 a 5 anos havia sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 14 e pelo Ministério da Saúde no dia 19. De acordo com o informe técnico do ministério, a formulação da vacina será a mesma utilizada atualmente em adultos, bem como o intervalo de 28 dias entre as doses. Assim, o município inicia a imunização da nova faixa etária usando as doses em estoque do imunizante do Instituto Butantan.

De acordo com dados da Seade, Cubatão conta com 557 crianças de 3 anos e 579 crianças de 4 anos. As crianças a partir de 5 anos, que agora podem tomar a Coronavac, estavam aptas a receber o imunizante da Pfizer desde janeiro, quando teve início a vacinação infantil, para 5 a 11 anos, com uma população estimada de 12.429 pessoas.

SEGURANÇA
A nota técnica do Ministério da Saúde destaca a segurança do imunizante: "A avaliação para ampliação do uso da vacina CoronaVac para imunização de crianças a partir de 3 anos de idade, além da avaliação pela equipe técnica da Anvisa, contou com a colaboração de representantes das sociedades médicas, a saber, Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tissiologia (SBPT) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), as quais emitiram pareceres técnicos a respeito do tema, os quais destacaram que os benefícios da vacinação na população de crianças de 3 a 5 anos com a vacina CoronaVac (particularmente pela expectativa de redução do risco de hospitalizações), superam os eventuais riscos associados à vacinação, no contexto atual da pandemia."

A Nota Técnica informa que o imunizante vem sendo utilizado em crianças com sucesso no Chile, China, Indonésia, Equador, Camboja e Colômbia. Números publicados pelo Ministério da Saúde do Chile informam que foram administradas mais de 3 milhões de doses de vacina em pessoa de 3 a 17 anos, com notificação de 319 eventos adversos, a maioria deles considerados não graves, correspondendo a 0,01% das doses aplicadas. Além da segurança, a nota destaca a "proteção importante da vacina contra doenças graves".

ABSTENÇÃO
O médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Cláudio Maierovitch ressalta em entrevista publicada pelo Correio Braziliense a importância dos pais levarem as crianças para serem imunizadas. "É importante que os pais saibam que as crianças também pegam covid-19. E que a doença pode ser grave e fatal, embora não seja tão frequente como nos idosos. Mas têm muitas crianças adoecendo".

A Secretaria de Saúde de Cubatão aproveita a ampliação da faixa etária de 3 e 4 anos para convocar pais, mães e responsáveis para levar seus filhos a qualquer uma das 14 unidades de Saúde do município com salas de vacina para iniciar ou completar o esquema vacinal contra a covid-19. Das 12.429 crianças de 5 a 11 anos de Cubatão, 8.943 (71,95%) tomaram a primeira dose, enquanto 6.199 (49,87%) completaram o esquema vacinal.

PRÉ-CADASTRO
O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão (SVE) recomenda que pais e responsáveis realizem o pré-cadastro na plataforma VacinaJá (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) antes de levar as crianças PARA serem vacinadas contra a covid-19.

A operação não dura mais do que um minuto e torna mais rápida e confortável a passagem da criança pelo local de vacinação, tanto no caso de crianças com comorbidades ou deficiências como entre as crianças sem comorbidades, ou mesmo por causa do calor do verão, reduzindo filas e aglomeração.

O SVE sugere que os pais usem o CPF da criança como documento a ser digitado.

A vacinação contra a covid-19 é realizada em Cubatão de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas. Aos sábados, a vacinação ocorre na Unidade Básica de Saúde da Vila Nova, das 9 às 15 horas.

ENDEREÇOS
Unidades de Saúde: de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 8h30 às 16 horas:
UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);
USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);
UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);
UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);
USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº);
UBS Vila Nova (Rua São João, 185);
USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);
USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);
USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);
USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);
USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);
USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);
USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);
USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Mais prêmios da Mega-Sena voltam a sair para o litoral de SP; veja lotéricas

Três apostas de Santos e uma de Iguape totalizam mais de R$ 152 mil em prêmios

Diário Mais

Cidade mais segura do Brasil fica no interior de SP; conheça

Estudo levanta dados do Ministério da Saúde e do IBGE para apurar as cidades mais seguras do país

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter