Continua depois da publicidade
Sensibilizar as mulheres e os órgãos de saúde, lembrando a importância da realização da mamografia como principal forma de prevenção do câncer de mama. Com esse objetivo, o Brasil comemora todo dia 05 de fevereiro o Dia Nacional da Mamografia. Trata-se de um exame de imagem realizado por meio do equipamento chamado mamógrafo, que estuda o tecido mamário, sendo capaz de detectar alterações na mama, como nódulos não palpáveis. Com a mamografia é possível diagnosticar os casos de câncer de mama ainda no início da doença, o que aumenta consideravelmente as chances de cura.
A primeira mamografia é indicada para mulheres entre 35 e 40 anos. Acima dos 40, o exame deve ser repetido anualmente. Nos casos com histórico familiar da doença, o exame é indicado antes dos 35 anos, de acordo com a avaliação médica. Realizado preferencialmente na semana após a menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis, pode causar desconforto, pois o mamógrafo comprime a mama para obter as imagens, mas é extremamente necessário para o diagnóstico precoce da doença.
O dia 5 de fevereiro foi escolhido por ser o Dia de Santa Ágata, padroeira dos médicos mastologistas, especialidade responsável por tratar das mamas. Estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) apontam que mais de 57 mil casos aparecerão esse ano no Brasil. A Organização Mundial de Saúde anunciou o aumento de mortes decorrentes do câncer de mama em 14% entre 2008 e 2012.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer, acomete majoritariamente mulheres (mas também pode ser diagnosticado em homens). A mamografia é o único exame que permite o diagnóstico precoce da doença, reduzindo a mortalidade e elevando as chances de cura.
Continua depois da publicidade
A mamografia é capaz de salvar vidas. Não tenha medo. Mesmo que não haja histórico familiar ou que não haja nenhum nódulo palpável, se você tem acima de 35 anos, procure o seu ginecologista, que solicitará a realização do exame preventivo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade