Continua depois da publicidade
Em razão da queda de doações registrada nos meses de dezembro e janeiro, o Hemonúcleo de Santos, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, está com seu estoque de sangue 80% aquém do necessário.
Responsável pelo abastecimento de cinco hospitais públicos da região, o Hemonúcleo de Santos convoca a população para que doe sangue e ajude a melhorar essa situação.
A unidade precisa com urgência de doadores de sangue do tipo O, positivo e negativo, que se encontram em situação mais crítica de abastecimento.
“Com a passagem das festas de final de ano, são necessárias mais doações por conta do aumento dos acidentes que acontecem nesse período. Além disso, acreditamos que outro motivo seja a queda nas doações no período de férias, quando boa parte da população viaja”, diz Tânia Vianna, assistente social do Hemonúcleo.
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (porém evitar a ingestão de comida gordurosa nas 4 horas que antecedam a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta), ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.
O Hemonúcleo de Santos funciona dentro do Hospital Guilherme Álvaro, que fica na rua Oswaldo Cruz, nº 197. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade