Saúde

Chuvas alertam para casos de leptospirose

A orientação é para que as pessoas evitem andar em locais alagados, com pés e pernas desprotegidos. O ideal é usar botas de cano longo, que fiquem acima da linha d'água

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 23/12/2014 às 17:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A ocorrência de chuvas seguidas de alagamentos fez a Secretaria de Saúde de Santos levantar alerta para a leptospirose, doença transmitida pela urina do rato.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A orientação é para que as pessoas evitem andar em locais alagados, com pés e pernas desprotegidos. O ideal é usar botas de cano longo, que fiquem acima da linha d'água. Esse tipo de calçado evita que eventuais ferimentos sejam infectados em caso de contato com a água contaminada.

Outra dica é lavar pés e pernas com água e sabão e, na sequência, passar álcool para higienizar essas regiões. O contato com lama e água de enchentes também não é recomendado. Crianças e adultos não devem nadar ou brincar nessas águas.

Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata da perna). Também podem ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas graves, olhos e pele podem ficar amarelados (icterícia), sendo necessária a internação hospitalar.

Continua depois da publicidade

O contato com lama e água de enchentes também não é recomendado (Foto: Diário do Litoral)

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software