Saúde
Relatos envolvendo problemas de visão e o uso de pomadas modeladoras ocorreram no Rio de Janeiro e em Recife; lista de itens com a comercialização suspensa já chega a 27 produtos
Casos de cegueira temporária após uso de pomada modeladora para cabelo aumentaram no País / Divulgação
Continua depois da publicidade
Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou uma lista de pomadas modeladoras para cabelo com venda proibida no Brasil. Ainda em fase de investigação, as autoridades identificaram que produtos do tipo estão associados com diferentes formas de lesão ocular, incluindo a cegueira temporária e forte ardência da região. No momento, total de itens com venda suspensa chega a 27.
Relatos de problemas de saúde causados pelas pomadas para trança já ocorreram no Rio de Janeiro e começam a se intensificar em Recife. Segundo apuração do Jornal Hoje, no primeiro final de semana de fevereiro, 253 pessoas procuraram algum tipo de atendimento médico em caráter de urgência na capital de Pernambuco, relatando o uso produtos para o cabelo e problemas de visão.
Continua depois da publicidade
O risco para a saúde da visão aumenta quando a pomada é molhada, o que pode ocorrer devido à chuva ou pelo próprio suor do indivíduo. Nestes casos, a fórmula escorre do couro cabeludo, podendo chegar aos olhos e causar os problemas relatados, na maioria das vezes, por mulheres.
Cabe destacar que, no momento, a interdição da venda dos produtos é apenas uma medida preventiva, segundo a Anvisa. O período de suspensão deve ser usado para a realização de testes e análises clínicas nas pomadas modeladoras citadas.
Continua depois da publicidade
Quais pomadas estão proibidas pela Anvisa?
A seguir, confira a lista completa das pomadas modeladores que tiveram a comercialização suspensa pela Anvisa no Brasil:
Continua depois da publicidade