A campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, favorecer a realização de repetição na realização de exame / Freepik
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde promove de 1º a 7 de dezembro a 16ª edição da Campanha ‘Fique Sabendo’ para testagem de HIV e sífilis em unidades de Saúde e em atividades públicas. As palestras e testagem ocorrem nas unidades de Saúde e outros locais, começando no dia 1º na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ilha Caraguatá, seguida pela Unidade de Saúde da Família (USF) da Água Fria no dia 4 e UBS da Vila Nova no dia 6.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Além da semana oficial que acompanha o Programa Estadual de IST/AIDS-SP, a programação em Cubatão nas unidades de Saúde de Cubatão ainda ocorre no dia 8 na USF da Vila dos Pescadores e, no dia 15, novamente na UBS da Ilha Caraguatá.
Ação na região central da cidade – No dia 5 de dezembro, em parceria com a Pastoral da AIDS, a testagem e panfletagem ocorrem das 9 às 16h na Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, na Avenida Nove de Abril.
Continua depois da publicidade
Atividades já acontecem – O Serviço de Atendimento às Doenças Transmissíveis (SADT) tem também realizado atividades desde 16 de novembro com ações de testagem e panfletagem em pontos de concentração de trabalhadores como Ecopátio, ABC Marbas, Usiminas e na Corrida e Caminhada Juntos pela Vida, realizada no dia 25. Já a USF do Pilões recebeu uma palestra e testagem no dia 24. A previsão é que mais de 600 pessoas sejam alcançadas.
A campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, favorecer a realização de repetição na realização de exame para pessoas mais vulneráveis, vincular o portador do HIV ao atendimento de referência e oferecer o tratamento imediatamente após o diagnóstico. Conforme o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão, os serviços de testagem detectaram o HIV em 27 pessoas ao longo de 2023.
Continua depois da publicidade