Campanha acontece todo ano e é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV junto às populações mais expostas a essas infecções / Divulgação/PMI
Continua depois da publicidade
Com o intuito de promover para a população o acesso a testes de HIV e Sífilis, a Prefeitura de Itanhaém, em parceria com o Estado de São Paulo, inicia a partir desta sexta-feira (17) nas Unidades de Saúde da Família e no Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), a 16ª Campanha Estadual Fique Sabendo, que se estende até o dia 15 de dezembro.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A Campanha acontece todo ano e é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV junto às populações mais expostas a essas infecções.
O Município já colheu os frutos desta campanha. De acordo com o Painel de Índices Clínicos do Ministério da Saúde, em 2022, a porcentagem de diagnóstico tardio de HIV em maiores de 18 anos em Itanhaém foi de 22%, se mantendo abaixo da média do Estado de São Paulo, que é de 25%.
Continua depois da publicidade
“O diagnóstico precoce da infecção primária pelo HIV é fundamental, dado os indiscutíveis benefícios do tratamento iniciado nessa fase e que se podem resumir no conceito de que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maior será a eficácia na preservação da imunidade e menor a taxa de progressão para a doença”, destacou a Secretaria de Saúde, Dra. Guacira Nóbrega Barbi.
CINI – A equipe do CINI irá realizar testagens para HIV no dia 01 de dezembro (Dia Mundial da Luta contra AIDS) em frente ao Hospital Regional Jorge Rossmann (Avenida. Rui Barbosa, 541 – Centro), das 9 às 15h30. Haverá também distribuições de insumos, além de orientações passadas pela equipe da Unidade.
Acompanhe a data e horário das testagens nas USFs:
Continua depois da publicidade