Saúde

Campanha de Vacinação contra poliomielite é neste sábado (08)

Expectativa da Secretaria de Saúde é de que sejam imunizadas quatro mil crianças, de 6 meses a 4 anos, onze meses e vinte e nove dias

Publicado em 04/11/2014 às 11:13

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no país. Este é o objetivo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Seguimento contra o Sarampo, que terá início neste sábado (08).  A expectativa da Secretaria de Saúde de Bertioga é de que sejam imunizadas quatro mil crianças, de 6 meses a 4 anos, onze meses e vinte e nove dias.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Neste ano, o Dia ‘D’ de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: nos próximos dias 08 e 22.  A medida visa, ainda, imunizar as crianças e também colocar a carteira de vacinação em dia. Depois do Dia ‘D’, a vacinação ocorrerá, normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

A expectativa da Secretaria de Saúde de Bertioga é de que sejam imunizadas quatro mil crianças (Foto: Agência Brasil)

Poliomielite e Sarampo

Continua depois da publicidade

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Desde então, não houve novos casos registrados e, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software