Continua depois da publicidade
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (15) e segue até o dia 26 em todas as unidades básicas e de saúde da família. A mobilização deste ano, que tem como tema 'Quem lembra da vacina se protege da gripe', prevê também o Dia D, marcado para o dia 20, com a ampliação do número de postos de imunização, inclusive com unidades volantes.
Em Santos, a meta é atingir 87.846 pessoas, o que corresponde a 80% do público-alvo. A meta, assim como os grupos prioritários que receberão a vacina, são definidos pelo Ministério da Saúde (quadro abaixo). A novidade deste ano é a inclusão das puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto).
Proteção tripla
A vacina é aplicada em dose única, exceto para crianças entre seis meses e dois anos, que devem tomá-la em duas etapas, com intervalo de 30 dias. A proteção dura um ano, contra três vírus: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Não devem tomar a vacina quem estiver com febre, pessoas com histórico de reação a doses anteriores ou alergias a ovo de galinha e seus derivados.
Continua depois da publicidade
Quem deve ser vacinado
Pessoas com 60 anos ou mais
Crianças maiores de seis meses e menores de dois anos
Gestantes em qualquer período
Puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto)
Trabalhadores da área da saúde
Portadores de doenças crônicas *(crônicos renais, respiratórios, cardíacos, hepáticos e neurológicos, além dos diabéticos, hipertensos com morbidade, transplantados, imunodeprimidos e obesos grau III)
Povos indígenas
Pacientes com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade