Continua depois da publicidade
Até o dia 9 de maio, em conjunto com a imunização contra a gripe, os munícipes podem aproveitar nas unidades da rede de Atenção Básica a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento. No sábado (26) ocorreu o Dia D de mobilização da campanha nas unidades e em dois postos volantes montados pela prefeitura, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).
Os postos extras contaram com o suporte das vans odontológicas, estacionadas em frente ao supermercado Krill (Zona Noroeste) e na Praça das Bandeiras (Gonzaga). “Prevenir é o melhor. O atendimento foi ótimo, me explicaram tudo direitinho e disseram que está tudo certo”, conta a empresária Elaine Ferraz, 69, examinada após tomar a vacina contra a gripe.
“O objetivo da campanha é fazer o reconhecimento da suspeita de lesão. Se houver, o paciente é encaminhado para o centro de especialidades odontológicas da Zona Leste ou Noroeste”, explica o dentista e supervisor da Seção de Atendimento à Rede e Prevenção em Saúde Bucal, Ubiraci Amorim.
Continua depois da publicidade
Destaque
Se diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, 80% dos casos de câncer bucal têm cura. A maior prevalência ocorre em pessoas com mais de 40 anos, fumantes, que consomem álcool em excesso e com próteses dentárias mal adaptadas ou danificadas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade