Saúde

Campanha de prevenção à osteoporose começa nesta segunda-feira (22)

Iniciativa é promovida pela Prefeitura, em parceria com o Rotary Club

Publicado em 22/09/2014 às 12:52

Compartilhe:

Mulheres a partir dos 50 anos podem fazer testes gratuitos para a detecção de osteoporose a partir desta segunda-feira (22), no Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

A campanha acontece até sexta-feira (26), com atendimento das 8 às 13h, na qual será possível ter acesso rapidamente ao resultado dos exames e ainda receber orientações da equipe médica.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com o Rotary Club, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e o tratamento da doença.

O público-alvo da campanha reúne mulheres que já tenham completado 50 anos de idade, tendo em vista que esse é o grupo com maior ocorrência da doença. Há também vagas para homens que tenham 65 anos ou mais.

A campanha acontece até sexta-feira (26), com atendimento das 8 às 13h (Foto: Divulgação)

Testes

O teste preventivo consiste na utilização de um aparelho para ultrassom de calcâneo, que faz o raio-x do calcanhar em apenas três minutos.  É um teste preliminar que aponta os indícios da osteoporose. Caso o paciente apresente sinais da doença, ele será encaminhado para tratamento médico.

Como participar

Para participar é necessário realizar o agendamento na recepção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. O AME fica localizado na Avenida Luciano de Bona, s/nº, no bairro Parque D’Ávile. Mais informações nos telefones 3453-6861 ou 3453-6863.

Doença

A osteoporose é uma doença que atinge principalmente as mulheres com mais de 50 anos e causa descalcificação progressiva dos ossos, tornando-os frágeis e aumentando o risco de fraturas. Entre os principais fatores, a doença surge por conta de problemas na formação do osso, desgaste excessivo ou as duas coisas ao mesmo tempo.  As fraturas decorrentes da osteoporose acontecem com maior frequência na coluna, na bacia, nos punhos e nas costelas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça praia do Litoral de SP que tem um muro construído no fundo do mar

De milionário famoso fugindo de bombas nucleares a campo magnético que atraiu latas de maconha, conheça as histórias da Ilha das Couves

Diário Mais

Conheça o interessante 'truque' que evita o embaçamento dos para-brisas

E ele não envolve apenas ligar o ar-condicionado no veículo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter