Continua depois da publicidade
Unidades da rede municipal de saúde atuam, a partir de segunda-feira (2), na busca ativa por pacientes com suspeita de tuberculose em Santos. A mobilização, que prossegue até o dia 15, faz parte da campanha de prevenção e combate à doença realizada em todo o Estado de São Paulo em razão do Dia Mundial da Tuberculose — celebrado em 24 de março.
Cartazes e panfletos com alertas e sintomas já estão disponíveis nas policlínicas, unidades de saúde da família, prontos-socorros e nos centros de referência e de atenção especializada do Município. As unidades particulares também são estimuladas a participar da mobilização.
A proposta é questionar todos os pacientes que procuram atendimento médico-hospitalar sobre a persistência de tosse por mais de três semanas — considerada um dos principais sintomas da doença.
Continua depois da publicidade
Específicas
Além da abordagem intensificada, algumas unidades promoverão ações específicas. A policlínica da Aparecida contará com estande na Praça Abílio Diniz Paz, em frente à unidade, ampliando a abordagem fora do ambiente ambulatorial; já na policlínica do Centro Velho, funcionários desenvolverão um trabalho de busca à população em situação de risco.
Pessoas com sintomas serão encaminhados para recolher amostras de escarro (o resultado sai em duas horas). Em caso positivo, será dado início ao tratamento.
Continua depois da publicidade