Saúde
Além da campanha contra a poliomielite, haverá atualização de caderneta para crianças e adolescentes que estão com vacinas atrasadas
Criança sendo vacinada na unidade do Brisamar Shopping / Nair Bueno/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
A baixa procura da população de São Vicente pelas campanhas de vacinação infantil contra a poliomielite tem causado preocupação da Prefeitura. Até o fechamento deste texto nem 10% das crianças de um ano a menores de cinco anos haviam recebido a gotinha. Segundo a ccordenadora da Vigilância Epidemiológica da cidade, Elisângela Silva de Jesus, apenas 1.000 de 20.000 pequenos e pequenas haviam se imunizado.
É por isso que a Secretaria de Saúde de São Vicente promove neste sábado (20) o Dia D de Vacinação, com o intuito de mobilizar a população e ampliar o número de vacinados no Município. Ao todo, 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégia de Saúde da Família (ESF’s), estarão com equipes para imunizar crianças e adultos, das 9h às 16h. O posto fixo de vacinação, que funciona no Brisamar Shopping, também estará funcionando, das 10 às 19h. Em todos esses locais serão disponibilizadas doses contra a poliomielite, covid-19 e gripe, as principais vacinas da campanha. Mas o objetivo da ação também é atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, que estão com vacinas atrasadas.
Continua depois da publicidade
Elisângela acredita que a pandemia fez com que as pessoas esquecessem das outras vacinas dando prioridade apenas à covid-19. "O foco da população ficou apenas no coronavírus, mas precisamos reforçar que outras doenças seguem existindo, como a própria poliomielite. Por isso é importante que os pais ou responsáveis levem suas crianças para tomar a gotinha, verificar a carteirinha de vacinação e protegê-las das formas mais graves dessas patologias", explica.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos.
Continua depois da publicidade
O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe - febre e dor de garganta - ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
Mais vacinas
Estarão disponíveis no Dia D, também, vacinas da hepatite, BCG, febre amarela e outras, de acordo com o Calendário Estadual de Vacinas.
Continua depois da publicidade
Mas, para quem não conseguir comparecer neste sábado, as unidades de saúde seguem aplicando as imunizações de segunda a sexta-feira até as 15h30, com exceção da que fica no Brisamar Shopping, que se estende até as 19h.
Vale ressaltar que o uso de máscaras continua obrigatório no interior das UBS’s/ESF’s e no posto fixo.
Confira os endereços dos postos de vacinação que vão funcionar no Dia D em São Vicente:
Continua depois da publicidade
- Brisamar Shoppping (Rua Frei Gaspar, 365 – 3º andar, loja 346 – Centro)
- ESF Ponte Nova (Rua Salvador s/n);
- ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n);
- ESF Humaitá (Rua Maria Rocco, 311);
- ESF Parque das Bandeiras (Rua Luiz Gonzaga Lopes, 57);
- UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509, Vila Mello);
- UBS/ ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá);
- ESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n);
- ESF Bitaru (Rua Agostinho Pereira Pinto Júnior s/n);
- UBS / ESF Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 299);
- UBS/ESF JIP (Rua Roberto Koch, 584 – Jóquei Clube)
- UBS Tancredo Neves (Rua Luiz Meirelles Araújo, s/n)
- ESF Parque São Vicente (Praça Dom Pedro I, s/n)
Continua depois da publicidade