Saúde

Atividade física na gestação: especialista destaca os benefícios da prática

Durante a gravidez o corpo passa por muitas mudanças hormonais, onde o corpo está se preparando o crescimento do bebê

Da Reportagem

Publicado em 02/05/2022 às 20:52

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

É importante que a gestante esteja à vontade com a escolha da atividade física / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Continua depois da publicidade

Com 10 semanas de gestação, a atleta, nutricionista, modelo, health coach e educadora física Dani Borges, não suspendeu a prática de atividades físicas, mas claro que ela precisou adaptar o treino para a nova fase. Para as mamães que também estão nesse processo, Dani aconselha a não pararem de se exercitar, mesmo porque a prática de atividades físicas pode contribuir com vários fatores, como facilitar o parto normal e até acelerar o processo de recuperação pós-parto. No entanto, ela alerta que os exercícios só devem ser realizados com a liberação médica, por isso, sempre pergunte ao seu médico obstetra e ouça as recomendações dele para ser feito o melhor para você e o bebê.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Quando me refiro à atividade física, não estou limitando a musculação. Mas é importante que as mamães não permitam que o corpo pare, façam yoga, alongamento, caminhada, natação, existe uma lista enorme de exercícios que as grávidas podem fazer", afirmou Dani.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Grávida procurada por tráfico de drogas é presa em Itanhaém

• Overtraining: quando o exercício vira risco à saúde

• Gestante vacinada com Coronavac transmite anticorpos ao bebê, diz Butantã

Durante a gravidez o corpo passa por muitas mudanças hormonais, onde o corpo está se preparando para aumentar a largura da barriga, quadril, alongamento e esticamento dos tendões, dos músculos e ligamentos.

"Caso o corpo da mãe não esteja preparado para essas mudanças, podem ocorrer lesões e ela pode até sentir mais dores musculares, do que as dores normais já provocadas pela gravidez", explicou a atleta.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mas é importante que a mulher esteja à vontade com a escolha da atividade física, pois segundo Dani, o objetivo é que a prática contribua não apenas com a saúde física da gestante, mas também mental.

"Existem estudos que comprovam que a atividade física ajuda não só na hora do parto, mas na recuperação pós-parto, que será mais rápida, além disso, a mulher retornará com rapidez a sua forma física e as atividades rotineiras", garantiu.

Continua depois da publicidade

Dani sabe que existem mulheres com gravidez de risco, nesse caso o médico não libera para a prática de exercícios, ou pede para que evite, principalmente nos primeiros meses, se esse for o seu caso, ela deixa um conselho.

"Logo que terminar o prazo indicado pelo médico, inicie uma atividade que te dê prazer, não deixe o seu corpo parado, mostre para ele que está ativo, isso contribuirá com o desenvolvimento da sua gravidez", orientou.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software