Continua depois da publicidade
A busca pelo ‘corpo perfeito’ está na cabeça da maioria das pessoas, mas não mais só no de mulheres. Com o crescimento de mercado de fitness, vêm também as inúmeras revistas e propagandas com homens e mulheres em corpos perfeitos, além de blogs e ‘depoimentos’ nas principais redes sociais. Opções para chegar a este objetivo não faltam, como dietas malucas, suplementos ‘milagrosos’ e remédios que podem causar dependência e desencadear um transtorno alimentar.
“Mais importante que ter um corpo de revista é ter um corpo saudável” explica Ana Elisabete Gonçalves Souza, psicóloga da GTS Consultoria.
A especialista explica que o transtorno alimentar é uma doença mais comum do que se imagina e pode acontecer com qualquer pessoa. “Há um maior índice em mulheres jovens, porém está havendo um aumento no número desse transtorno em homens, adolescentes e crianças”, explica a especialista.
Transtorno Alimentar é um termo amplo usado para designar qualquer padrão de comportamentos alimentares que causam severos prejuízos à saúde, como anorexia, bulimia e compulsão alimentar. “A insatisfação e a percepção inadequada com aparência física, preocupação excessiva e ansiedade relacionada ao corpo, além da influencia da mídia e a pressão por um corpo perfeito, faz com que as pessoas com esse tipo de transtornos utilizem técnicas nada saudáveis para controle de peso”, finaliza.
Continua depois da publicidade
Para a psicóloga, as pessoas à volta devem estar atentas aos principais – e mínimos - sinais do transtorno alimentar: Confira algumas dicas da especialista para identificar um problema como este.
Sinais e Sintomas da Anorexia
Continua depois da publicidade
- Medo exagerado de engordar
- Peso muito baixo
- Restrição radical de alimentos
Continua depois da publicidade
- Excesso de atividade física
Sinais e Sintomas Bulimia
- Medo exagerado de engordar
Continua depois da publicidade
- Peso normal ou sobre peso
- Períodos de restrição alimentar alternado com comer compulsivo, perda de controle de ingestão de alimentos em períodos curtos
- Comportamento purgativo como indução de vômitos e laxantes para compensar o excesso de ingestão dos episódios compulsivos
Continua depois da publicidade
- Excesso de atividade física
Compulsão Alimentar Periódica
- Desconforto com o peso e a sensação de descontrole da ingestão alimentar
Continua depois da publicidade
- Sobrepeso ou obesidade
- Menor frequência e intensidade dos episódios de restrição alimentar
- Episódio de comer compulsivo: sensação de descontrole com ingestão de grandes quantidades em um curto período
Continua depois da publicidade
- Não apresentam comportamento purgativo
Ao sinal de qualquer transtorno é preciso um acompanhamento multidisciplinar imediato, com nutricionista, psicólogos, médico e, em alguns casos, até a internação. E especialista destaca que a família é de grande importância no tratamento do transtorno alimentar.
“O emagrecimento saudável é possível para todas as pessoas, independente da necessidade de perder 10 ou 30 quilos. Para isso é preciso entender e aceitar que cada corpo tem um ritmo. Emagrecimento saudável é mais que perder peso, é uma mudança de estilo de vida e para isso a pessoa precisa querer mudar!”, afirma.
Continua depois da publicidade