Saúde

Apps dão dicas de exercícios para preservar saúde física e psicológica na quarentena

No ano de 2019, o Ministério da Saúde divulgou que três em cada 100 mortes registradas no Brasil podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo

Da Reportagem

Publicado em 29/07/2020 às 13:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Um ótimo começo é trocar hábitos simples da rotina / DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE PRAIA GRANDE

Continua depois da publicidade

Considerado um fator de risco para várias doenças, como obesidade, aumento do colesterol e da pressão arterial, o sedentarismo é uma preocupação para profissionais da saúde de todo o planeta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quinto país mais sedentário do mundo e lidera o ranking na América do Sul, já que o problema atinge cerca de 45% dos brasileiros. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No ano de 2019, o Ministério da Saúde divulgou que três em cada 100 mortes registradas no Brasil podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo. Com esse cenário, começar a praticar atividades físicas deve ser prioridade para quem quer ter uma saúde de mais qualidade, diminuindo o risco de doenças do coração, ajudando no controle de peso, melhorando a circulação sanguínea e mantendo os ossos, articulações e músculos saudáveis. 

Continua depois da publicidade

Uma das empresas interessadas em auxiliar as pessoas a deixar o sedentarismo de lado durante esta pandemia é a YUp!, que se trata de um app que oferece mais de 350 videoaulas e 8 mil horas de atividades físicas para serem praticadas em casa, listou os seis exercícios perfeitos para quem está começando.

Um ótimo começo é trocar hábitos simples da rotina: ao invés de usar o elevador, vá de escadas. Caso não esteja saindo, devido ao distanciamento social, suba e desça escadas propositalmente: comece com cinco subidas e descidas diárias e vá aumentando, conforme o condicionamento físico for melhorando. 

Continua depois da publicidade

Pular corda é outra ótima opção para quem deseja aumentar o condicionamento físico e perder muitas calorias. Para iniciantes, o ideal é alternar de 5 a 7 minutos de corda com alguns outros exercícios, como flexões, abdominais e agachamentos.

A ponte é um dos exercícios mais potentes para se fazer, utilizando somente o seu corpo. Além de ser simples - já que basta se deitar de bruços no chão, numa superfície plana, com o corpo levantado, apoiando-se sobre as pontas dos pés e antebraços -, é excelente para fortalecer os músculos e evitar dores na lombar e na coluna. Para quem está começando, o ideal é fazer três séries, de 20 segundos, por dia. 

Atividades aeróbicas também podem auxiliar, basta começar com uma sequência de movimentos rápidos e repetidos, como polichinelos, burpees e corridas no lugar. Uma dica é iniciar com circuitos mais curtos, de 5 a 8 minutos, com descanso de 30 segundos entre eles. Os exercícios podem ser praticados por cerca de 40 minutos.

Continua depois da publicidade

A dança também é uma atividade que permite a perda de muitas calorias, além de ser divertida e melhorar o equilíbrio e o raciocínio. Então não pense duas vezes: coloque suas músicas favoritas e faça coreografias que tenham alternância de movimentos acelerados. O ideal, para quem está começando, é praticar cerca de 30 minutos por dia. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software