Continua depois da publicidade
A prevenção do câncer de mama também é assunto para sala de aula. A iniciativa, parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, integra a programação do Outubro Rosa, mês dedicado a chamar atenção sobre a doença. Ontem (7), alunos de classes do oitavo ano da escola Florestan Fernandes (Embaré), tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre o tema. E nada mais educativo do que ouvir a história de quem superou o câncer de mama, como a enfermeira da rede municipal de saúde, Ieda Goldenberg, que contou aos adolescentes um pouco do que viveu.
"Descobri que tinha câncer de mama em 2011. Foi um grande choque mas, por ter sido descoberto no início, consegui me curar. A importância de se previnir e de sempre fazer a mamografia foi o que procurei passar para esses jovens", disse Ieda.
De acordo com ela, o objetivo das palestras é fazer com que meninos e meninas tenham consciência de que a doença tem cura. " Além disso, esses jovens têm o poder de multiplicar essa mensagem a irmãs, mães, tias e avós”.
Após o tratamento, Ieda faz exames de monitoramento a cada quatro meses. "Levo vida totalmente normal, e estou aqui para mostrar a minha experiência".
Continua depois da publicidade
Outubro Rosa
Mulheres lembram data com Dia da Beleza
Continua depois da publicidade
Cuidar do visual também faz bem à saúde. Prova disso foi o Dia de Beleza promovido ontem (7) pelo salão de beleza Estúdio J.Lisboa, no Gonzaga, para 35 mulheres do Instituto Neo Mama. No salão elas cuidaram dos cabelos, fizeram as unhas e maquiagem. Após superar um câncer de mama, Maria Ercília Ferreira Vasques, 70 anos, não descuida do visual. "Tive câncer há 10 anos e consegui vencer graças ao apoio da minha familía. Hoje, faço questão de sempre estar bonita".
A programação do Outubro Rosa segue até o final do mês e entre as iniciativas estão a realização de exames de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos. As interessadas devem se dirigir a uma unidade de saúde da prefeitura. A programação completa está no site www.santos.sp.gov.br. Clique aqui e leia a matéria completa.