Saúde

Alunos da rede municipal têm palestra sobre câncer de mama

A iniciativa, parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, integra a programação do Outubro Rosa, mês dedicado a chamar atenção sobre a doença

Publicado em 08/10/2014 às 14:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A prevenção do câncer de mama também é assunto para sala de aula. A iniciativa, parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, integra a programação do Outubro Rosa, mês dedicado a chamar atenção sobre a doença. Ontem (7), alunos de classes do oitavo ano da escola Florestan Fernandes (Embaré), tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre o tema. E nada mais educativo do que ouvir a história de quem superou o câncer de mama, como a enfermeira da rede municipal de saúde, Ieda Goldenberg, que contou aos adolescentes um pouco do que viveu.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Descobri que tinha câncer de mama em 2011. Foi um grande choque mas, por ter sido descoberto no início, consegui me curar. A importância de se previnir e de sempre fazer a mamografia foi o que procurei passar para esses jovens", disse Ieda.

De acordo com ela, o objetivo das palestras é fazer com que meninos e meninas tenham consciência de que a doença tem cura. " Além disso, esses jovens têm o poder de multiplicar essa mensagem a irmãs, mães, tias e avós”.

Após o tratamento, Ieda faz exames de monitoramento a cada quatro meses. "Levo vida totalmente normal, e estou aqui para mostrar a minha experiência".

Continua depois da publicidade

A prevenção do câncer de mama também é assunto para sala de aula (Foto: Divulgação)

Outubro Rosa

Mulheres lembram data com Dia da Beleza

Continua depois da publicidade

Cuidar do visual também faz bem à saúde. Prova disso foi o Dia de Beleza promovido ontem (7) pelo salão de beleza Estúdio J.Lisboa, no Gonzaga, para 35 mulheres do Instituto Neo Mama. No salão elas cuidaram dos cabelos, fizeram as unhas e maquiagem. Após superar um câncer de mama, Maria Ercília Ferreira Vasques, 70 anos, não descuida do visual. "Tive câncer há 10 anos e consegui vencer  graças ao apoio da minha familía. Hoje, faço questão de sempre estar bonita".

A programação do Outubro Rosa segue até o final do mês e entre as iniciativas estão a realização de exames de mamografia para mulheres a partir dos 40 anos. As interessadas devem se dirigir a uma unidade de saúde da prefeitura. A programação completa está  no site www.santos.sp.gov.br. Clique aqui e leia a matéria completa. 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software