Saúde

Alimentação e imunidade: nutróloga dá dicas para proteger o organismo

A imunidade do organismo é um tema relevante em qualquer situação. Entretanto, com a pandemia de covid-19, falar sobre imunidade – e, principalmente, sobre como fortalecê-la – é essencial

Da Reportagem

Publicado em 19/09/2021 às 08:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A prática de exercícios físicos aliada a uma alimentação saudável é fundamental para fortalecer o sistema imunológico / Divulgação

Continua depois da publicidade

De acordo com Bruna Manes, médica nutróloga e especialista em modulação hormonal e endocrinologia, o sistema imunológico precisa estar forte para auxiliar o indivíduo no combate a diversas doenças, como a covid-19. "A boa notícia sobre o sistema imunológico é que, com ações simples, o indivíduo consegue aumentar sua imunidade e garantir mais saúde", explica.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A nutróloga aponta que a prática de exercícios físicos aliada a uma alimentação saudável é fundamental para fortalecer o sistema imunológico. "De maneira geral, adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios e consumir todos os nutrientes necessários, é suficiente para aumentar a imunidade do organismo", ressalta a especialista.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Nilson Regalado - Avanço da pobreza faz brasileiro comer 'sopa de feijão'

• Sesc Santos lança websérie sobre alimentação infantil

A alimentação é um fator importante para o sistema imunológico. Por isso, a nutróloga explica que o consumo de frutas, de legumes e de verduras no dia a dia é indispensável. "Prefira consumir esses alimentos em sua forma natural, especialmente as frutas. Os legumes podem ser consumidos refogados, desde que sejam temperados com ingredientes naturais", aponta.

Para Manes, o grande segredo da alimentação no que se refere à imunidade está em diminuir o consumo de produtos industrializados.

Continua depois da publicidade

"Alimentos processados ou ultraprocessados são pobres em nutrientes e não trazem benefícios para o organismo. Na verdade, eles prejudicam o sistema imunológico e podem contribuir com o desenvolvimento de algumas doenças, como a diabetes. Por isso, a principal dica para quem deseja fortalecer o sistema imunológico e, assim, ter mais saúde, é consumir alimentos naturais sempre que possível", finaliza a especialista.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software