Continua depois da publicidade
O Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites da Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande desenvolve atividades contínuas de prevenção, orientação e informação sobre doenças sexualmente transmissíveis. As campanhas na Cidade atingem pessoas de todas as faixas etárias, desde os jovens até a melhor idade.
A equipe do DST/Aids tem como meta utilizar cada vez mais a informação para conscientizar a população. Além de disponibilizar preservativos para munícipes e turistas, as pessoas recebem também orientações através de panfletos educativos.
O trabalho de orientação é feito nas Unidades de Saúde da Família (Usafas). Os agentes comunitários de saúde também fazem parte do público alvo. Os profissionais aprendem a identificar uma doença, reconhecendo sintomas durante as visitas domiciliares. Os casos suspeitos são encaminhados às Usafas e depois direcionados para tratamento.
Continua depois da publicidade
Recomendação – Palestras sobre o tema e com foco voltado para a prevenção são realizadas em unidades de saúde, escolas, centros comunitários e até comércios. A principal recomendação da equipe do DST/Aids é para que todos que tenham uma vida sexual ativa usem o preservativo, mesmo nas relações sexuais estáveis.
Carnaval - No período do Carnaval, a equipe do DST/Aids chega a disponibilizar cerca de 25 mil preservativos. Em 2014, a exemplo do que ocorreu em anos anteriores, a ação contou com esquema especial. Um estande foi montado no Sambódromo João Apolônio, para melhor orientar os foliões.
Testes – O interessado em fazer o teste de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, deve se dirigir ao 3ºandar do Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas), com RG e cartão SUS, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Não é necessário agendamento, nem estar em jejum. Informações pelo telefone: 3496-5238.
Continua depois da publicidade