Saúde

10 mitos e verdades sobre gripe e pneumonia

Apesar dos cuidados já conhecidos que evitam o contágio, ainda há muitos mitos e verdades quanto se trata destes dois problemas

Publicado em 26/11/2014 às 12:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Já é sabido que gripes e pneumonias podem ser transmitidas independente da estação do ano. Porém, apesar dos cuidados já conhecidos que evitam o contágio, ainda há muitos mitos e verdades quanto se trata destes dois problemas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para ajudar a solucionar possíveis dúvidas, o pneumologista Mauro Gomes selecionou informações importantes para a população conhecer mais a fundo os universos da gripe e da pneumonia.

GRIPE

1.Uma gripe pode durar mais que uma semana.

Continua depois da publicidade

Verdade: Isso em geral ocorre quando há complicações como, por exemplo, sinusite e pneumonia, entre outras. Em média, os vírus são combatidos pelo sistema imunológico, em até sete dias.

2.Tomar chuva ou friagem pode causar uma gripe.

Mito: O contágio e contato com o vírus acontecem pelas vias aéreas respiratórias.

Continua depois da publicidade

3.Espirrar constantemente é sinal de gripe.

Mito: Há muitos motivos para uma pessoa espirrar. A gripe pode ser um deles, mas, normalmente, vem acompanhada de outros sintomas. Na maioria das vezes, apresentar apenas espirro é devido a rinite alérgica.

4.Gripe é uma coisa e resfriado é outra.

Continua depois da publicidade

Verdade: São problemas parecidos. O que muda é o tipo de vírus que está causando os sintomas. No caso do resfriado, os vírus respiratórios não são tão intensos como o vírus influenza, causador da gripe. Por isso, não é correto dizer que a gripe é um avanço do resfriado.

5.O uso diário de vitamina C pode prevenir gripe.

Mito: A única coisa que pode prevenir é a vacinação anual e os cuidados básicos de higiene.

Continua depois da publicidade

6.Não terei mais gripe se tomar a vacina.

Mito: A vacina contempla somente a proteção contra os três principais vírus que causaram epidemia no ano anterior. Se um vírus não estava na vacina, o indivíduo pode ser contaminado. Por outro lado, o vírus possui grande poder de mutação genética. Então, essa mudança ocorre com frequência.

7.Chás naturais ajudam a curar gripe.

Continua depois da publicidade

Mito:O chá ajuda a proporcionar bem-estar, mas não tem ação para curar a gripe.

8.Antigripais contribuem para a eliminação dos sintomas da gripe.

Verdade: Esses medicamentos reduzem os sintomas e o mal estar causados pela gripe. Entre os sintomas estão congestão nasal, coriza, febre, cefaleia e dores musculares.

Continua depois da publicidade

9.Tomar a vacina da gripe pode causar a própria gripe e sintomas similares.

Mito: O indivíduo que tomou a vacina da gripe pode apresentar no primeiro ou no segundo dia febre e dor de cabeça. Porém, isso não quer dizer que é gripe. É apenas uma reação do organismo que está se acostumando com a imunidade recebida. Por outro lado, a vacina demora 30 dias para fazer efeito. Então, neste período, é possível estar gripado também.

10.O vírus da gripe se propaga apenas através do ar.

Continua depois da publicidade

Mito: O vírus pode estar presente nos objetos manipulados pelo doente. O contágio pode acontecer ao tocar esses objetos e depois passar as mãos na boca, nos olhos ou no nariz. Por isso os hábitos de higiene são tão importantes, principalmente, lavar bem as mãos com frequência.

Já é sabido que gripes e pneumonias podem ser transmitidas independente da estação do ano (Foto: Divulgação)

PNEUMONIA

Continua depois da publicidade

1.A pneumonia é uma evolução da gripe.

Mito: Nem todos os casos são evolução. A pneumonia pode ser uma complicação da gripe. Alguns sintomas podem ser iguais e confundidos. Porém, o que mais diferencia a pneumonia são os sintomas como tosses, dores nas costas e falta de ar.

2.Existe princípio de pneumonia.

Mito: Há apenas pneumonias consideradas leves, moderadas ou graves.

3.Detecta-se a pneumonia apenas por exames.

Mito: É possível detectar apenas pelos sintomas clínicos. Em alguns casos o exame radiológico Raio X é necessário para confirmar o diagnóstico.

4.A pneumonia é mais grave nos idosos do que em adultos normais.

Verdade: A imunidade dos idosos, normalmente, é mais baixa, contribuindo para uma resposta menos efetiva do corpo à infecção.

5.Pneumonia pode causar morte.

Verdade: Com mais de 960 mil casos por ano, é a principal causa de internação hospitalar e a quinta causa de morte no Brasil¹.

6.Ar condicionado favorece a pneumonia.

Depende:Sistemas de refrigeração sem manutenção adequada favorecem a proliferação de fungos e bactérias. Dependendo do tempo de exposição a esse ambiente e do sistema imunológico do indivíduo isso pode favorecer a instalação de um quadro de pneumonia.

7.Fumar aumenta o risco de pneumonia.

Verdade: Fumar diminui as defesas imunológicas locais do pulmão, favorecendo o contágio por vírus e bactérias.

8.O indivíduo deve ser hospitalizado em todos os casos de pneumonia.

Mito: Alguns casos considerados leves podem ser tratados em casa por meio de antibióticos.

9.Crianças são mais vulneráveis à pneumonia.

Verdade: O sistema imunológico de uma criança não está totalmente desenvolvido. Por isso, são mais vulneráveis ao contágio. O ideal é toda criança tomar a vacina que protege contra alguns tipos de pneumonia.

10.Problemas do coração aumentam os riscos de pneumonia.

Verdade. Pessoas com doenças crônicas em geral tem certo comprometimento do sistema imunológico favorecendo a instalação de quadros infecciosos.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software