Rede de mercados Dia permanecerá com lojas apenas em São Paulo / Divulgação
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (14), o grupo espanhol de supermercados Dia anunciou que irá encerrar as atividades da maior parte de suas lojas em funcionamento no Brasil, com as operações ficando limitadas apenas ao estado de São Paulo. Das 587 lojas em funcionamento, 343 serão fechadas. Os três armazéns também serão encerrados.
Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias
Continua depois da publicidade
Segundo o Grupo Dia no Brasil, o plano de ajuste foi necessário para buscar estabilidade da estrutura da companhia após persistentes resultados negativos.
Passado o encerramento das lojas, o grupo diz que iniciará a "análise de alternativas estratégicas para os negócios do Dia Brasil".
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Segundo a empresa, o negócio tem maior rentabilidade nas unidades paulistas e a "concentração de lojas permite capitalizar a rede logística e a redução de custos."
"Essas medidas possibilitarão destinar os recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo na Espanha e na Argentina, onde atualmente a companhia conseguiu uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade", diz o Dia, em nota.
Continua depois da publicidade
Com prejuízo de R$ 500 mi, Carrefour anuncia o fechamento de 123 lojas
O fechamento das 343 lojas é a medida mais imediata aprovada pelo conselho de administração da rede para a reestruturação no Brasil, segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários espanhola e assinado pelo diretor financeiro da Distribuidora Internacional de Alimentación SA, Guillaume Marie Didier Gras.
O Dia abriu sua primeira unidade no Brasil em 2001. Em agosto do passado, a rede vendeu quase 500 supermercados em Portugal. À época, a rede disse que concentraria esforços nos seus principais mercados e reduziria seu endividamento.
Continua depois da publicidade
Polishop, Ponto e Imaginarium lideram fechamento de lojas em shoppings do país