Disponível gratuitamente em formato e-book no link, o guia oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro, desvendar termos políticos e se proteger dos perigos das fake news / Divulgação
Continua depois da publicidade
Procurando conscientizar os eleitores sobre a importância do voto e desmistificar conceitos políticos, em um ano marcado pelas eleições municipais, o jornalista e especialista em ciência política Carlos Irineu lançou a versão atualizada do guia "É assim que eu voto".
Em um ano marcado por eleições municipais, o jornalista e especialista em ciência política Carlos Irineu lançou a versão atualizada do guia "É assim que eu voto". A iniciativa visa conscientizar os eleitores sobre a importância do voto e desmistificar conceitos políticos, buscando contribuir para um processo eleitoral mais consciente e informado.
Continua depois da publicidade
Disponível gratuitamente em formato e-book no link, o guia oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro, desvendar termos políticos e se proteger dos perigos das fake news.
"O objetivo principal é empoderar os eleitores, principalmente aqueles que estão nas regiões periféricas das cidades, munindo-os de conhecimento para que eles possam tomar decisões conscientes no processo eleitoral, sem qualquer influência externa ou direcionamento de voto. É fundamental que as pessoas compreendam o valor do seu voto e como ele pode influenciar os rumos da sociedade, sem se basear em ideologias partidárias", destaca o autor.
Continua depois da publicidade
Ao longo do guia, o autor também reforça a importância da participação ativa dos cidadãos na vida política do país. Ele incentiva os eleitores a se informar sobre os candidatos e seus projetos, a pesquisarem sobre as propostas em debate e a cobrarem dos seus representantes eleitos um compromisso com o bem-estar da população.
"A democracia só se fortalece com a participação de todos. Espero que este material possa contribuir para aumentar o nível de engajamento político dos brasileiros e para a construção de um país mais justo e igualitário", finaliza.
Carlos Irineu possui mais de 8 anos de experiência como jornalista, com pós-graduação em ciência política e comunicação organizacional. Atualmente, atua como coordenador de comunicação em um dos maiores complexos hospitalares de São Paulo, e também é diretor executivo de uma agência de comunicação corporativa.
Continua depois da publicidade
Movido pelas questões sociais, o jornalista também coordena, de forma voluntária, a comunicação do Instituto Hope Box, uma organização sem fins lucrativos que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, localizada no extremo da zona leste.
Continua depois da publicidade