Variedades

Fungos podem usar humanos de 'casa' e te invadir com facilidade; entenda

Estudos recentes provam que os fungos estão se evoluindo cada vez mais, por conta de uma série de fatores

Da Reportagem

Publicado em 23/07/2024 às 19:33

Compartilhe:

Pesquisadores descobriram que em 98 hospitais chineses, entre os anos de 2009 e 2019, dois pacientes haviam sido infectados por fungos que não haviam atingido os seres humanos ainda / Ekaterina Belinskaya/Pexels

Por conta do sistema imunológico dos seres humanos ser muito hábil na proteção contra o grupo de patógenos, apenas 20 espécies de fungos, dentre as milhares, podem infectar o corpo humano. Segundo um recente estudo, este número pode aumentar por conta da constante evolução que vem acontecendo entre eles por conta da mudança climática. O estudo foi publicado por autores na revista  revista Nature Microbiology, no último mês de junho.

Pesquisadores descobriram que em 98 hospitais chineses, entre os anos de 2009 e 2019, dois pacientes haviam sido infectados por fungos que não haviam atingido os seres humanos ainda. 

Após armazená-los em laboratórios, os estudiosos descobriram que os fungos conseguem infectar camundongos com o sistema imunológico comprometido, e que o mesmo poderia acontecer com pacientes na mesma condição.

Isso se dá por conta das novas espécies de fungos R.Fluviailis e R. Nylanii aguentarem bem a alta temperatura corporal de 37ºC, pelas quais também aumentaram na taxa de mutações nas colônias de fungos, em comparação com temperaturas mais frias de 25ºC. O que logo os faz serem mais resistentes a medicamentos antifúngicos.

Aquecimento Global colabora para o quadro?

Segundo os autores do quadro, a condição tem favorecido os fungos a desenvolverem resistência a medicamentos e virulência (a capacidade de causar doenças). Já outros estudos mostraram que algumas espécies de fungos podem crescer em temperaturas mais altas do que podiam há décadas.

Recentemente cientistas identificaram alguns patógenos fúngicos, dentre eles a Candida auris, que apareceram por conta do aumento da temperatura do solo em todo o mundo.

E diante de medicamentos?

Já foram detectados casos na Espanha, em Portugal e no Canadá, de fungos resistentes a medicamentos. Neste cenário, a dificuldade é que eles são organismos eucarióticos, assim como os mamíferos. Por conta disso, qualquer novo remédio pode acarretar em efeitos colaterais para os seres humanos, que estão em tratamento. Nesse cenário, teremos de esperar um tempo mais extenso para que eles funcionem.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

'Semana do Cinema' terá ingressos por apenas R$ 12,00; confira dicas

Diário do Litoral separou algumas dicas de filmes que poderão ser conferidos pelo valor promocional

Polícia

Esposa e irmã de Igor Peretto são presas no Litoral de SP

Na última segunda-feira (2), Rafaela e Mário tiveram a prisão temporária decretada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter