A organização é do Coletivo Feminista Classista Antirracista Maria vai com as Outras / DIvulgação
Continua depois da publicidade
O documentário Marias, escrito e dirigido por Ludmila Curi, viaja entre Brasil e Rússia seguindo os passos de Maria Prestes, companheira do Cavaleiro da Esperança, e contando as histórias de outras mulheres que também participaram ativamente de grandes momentos do último século. Entre elas, Maria Bonita, Olga Benário, Dilma Roussef e Marielle Franco.
A organização é do Coletivo Feminista Classista Antirracista Maria vai com as Outras que traz o documentário que conta a história de Dona Maria Prestes e de outras mulheres como parte da programação do mês de março, durante as atividades do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora. As exibições e debates acontecerão em dois espaços e datas:
10 de março (segunda-feira), no Cine Arte Posto 4 (Avenida Vicente de Carvalho – Gonzaga/Santos), em três sessões gratuitas, nos seguintes horários: 16h, 18h30 (com debate após a sessão) e 21h). Mediação de Leila Kesseler, com a presença da diretora Ludmila Curi.
Continua depois da publicidade
12 de março (quarta-feira), entrada gratuita, no Cineclube Lanterna Mágica (Rua Cesário Mota, 8 – Bloco E, 5º andar, Boqueirão/Santos), às 19h. Mediação de Dida Dias.
Maria Prestes nasceu em Recife e se engajou ainda muito jovem em movimentos políticos e, durante 40 anos, foi companheira de Luís Carlos Prestes, com quem teve sete filhos e viveu em exílio em Moscou.
Mais do que um simples retrato, o filme apresenta a trajetória dessa mulher singular e, em seu percurso, destaca outras figuras femininas que também participaram ativamente de grandes momentos do último século, como Maria Bonita, Olga Benário, Dilma Rousseff e Marielle Franco.
Continua depois da publicidade
Produzido pela Plano 9 e Lumiá Filmes, o longa é uma obra que mostra a força e a resiliência das mulheres que lutam diariamente por justiça e igualdade, reunindo imagens de arquivo de mulheres atuando em grandes momentos da história do Brasil e do mundo. Dessa forma, iluminando as trajetórias de figuras femininas que, muitas vezes, tiveram suas histórias invisibilizadas.
A distribuidora do filme MARIAS é da Descoloniza Filmes.
Marias é resultado de anos de pesquisa e dedicação, com imagens que testemunham a presença feminina em momentos históricos do Brasil e do mundo. O filme participou do 7º Festival Porto Femme, em Portugal, em abril de 2024, e conta com o incentivo do Ministério da Cultura/LongaDoc e do Edital de Distribuição da Lei Paulo Gustavo/RJ, além de apoio do FSA/Ancine/BRDE e de outras instituições culturais.
Continua depois da publicidade