Variedades

Filme Grito Caiçara estreia nesta sexta-feira na Unisanta

Obra audivisual será lançada junto com livro Confissões de Um Repórter pelo jornalista Carlos Ratton

Da Reportagem

Publicado em 29/11/2024 às 06:45

Atualizado em 29/11/2024 às 08:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Documentário Grito Caiçara, parceria entre Unisanta e Diário do Litoral, obteve recursos da Lei de incetivo audiovisual Paulo Gustavo / Divulgação

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira (29), a partir das 18h30, o Consistório da Universidade Santa Cecília (Unisanta) - Rua Oswaldo Cruz, 277, Bloco M, piso térreo, Boqueirão - será palco de um evento cultural diferenciado, unindo cinema e literatura, com o lançamento simultâneo do filme Grito Caiçara e o livro Confissões de Um Repórter.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Grito Caiçara é o terceiro documentário do repórter Carlos Ratton e é, também, a terceira parceria envolvendo a Unisanta e o jornal Diário do Litoral, além de ser realizado por intermédio da Lei Paulo Gustavo, inscrito pelo Município de Guarujá. O jornalista também aproveitará a oportunidade para comemorar 30 anos de reportagem.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

• Sessões lotadas marcam a estreia de documentário 'Nossa Louca Resistência'

• Diário do Litoral e Unisanta lançam filme 'Nossa Louca Resistência' nesta quarta

O documentário carrega um tom de denúncia socioambiental, marca de Ratton que já foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo justamente nesta área. Grito Caiçara mostra, de forma crua e intrigante, a pressão exercida por milionários, políticos e instituições públicas sobre caiçaras na região do Rabo do Dragão, em Guarujá.

O novo filme tem a direção de fotografia e edição assinada pelo cineasta Tony Valentte, parceiro nos outros dois documentários dirigidos por Carlos Ratton - Colchão de Pedra e Nossa Louca Resistência, que se encontram à disposição no Youtube. O Diário e a Unisanta irão disponibilizar o filme em suas plataformas digitais antes de seguir para o Youtube.

Continua depois da publicidade

A música tema é inédita e também conta com a parceria dos músicos Roberto Canuto (letra), Luciano Albano (melodia e violão base), Luiz Oliveira (violão solo), Gabriel Panza (baixo, bateria e produção musical) junto com o Estúdio Wave. A assistência de produção e narração é de Bibiano Silva dos Santos.

Os documentários acabaram abrindo caminho para Carlos Ratton, além de escrever reportagens diárias escritas, se aventurar a grandes reportagens audiovisuais, com a série Diário de Um Repórter e Diário na Comunidade, ambas veiculadas pelo Diário do Litoral e livre em todas expostas nas principais plataformas digitais. Entre as mais repercutiram foram Fantasmas do Coliseu, Feridas do VLT e Milionários de Mangue.

Livro

Confissões de Um Repórter é a terceira obra literária do jornalista e demonstra claramente que Ratton, apesar de seus já 62 anos, ainda se mantém competindo com os melhores repórteres do País. O livro une grandes denúncias com reflexões sobre a função mais nobre e importante do Jornalismo: a de repórter.

Continua depois da publicidade

Editado pela Amare, Confissões de Um Repórter foi prefaciado da jornalista e escritora Sandra Espilotro. "É uma obra ágil, direta e nos conta casos reais, vividos pelo autor, além de ser um verdadeiro guia prático, com dicas, recomendações e sugestões aos estudantes de Jornalismo, que pretendem entrar na reportagem investigativa, além de trazer questões de caráter social", afirma Sandra.

"Em um dos capítulos, Ratton explica que para sobreviver da profissão, um repórter precisa não só ter boas histórias, mas coragem para contá-las. E revela que todo repórter é jornalista, mas nem todo jornalista é repórter", completa Sandra.

14 Bis

Na próxima sexta-feira (6), às 20 horas, na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, Guarujá, Secretaria de Cultura, em parceria com a empresa audiovisual Paulo Santos, vencedor da Lei Paulo Gustavo, inicia o Cine Itinerante, que vai exibir as produções audiovisuais da cidade. A programação segue no sábado (7), na praça Mário Covas, no Morrinhos, e domingo (8) na Praça do Povo, no Santa Rosa. Todas as sessões gratuitas as 20 horas.

Continua depois da publicidade

Os filmes que serão exibidos são: Enquanto a Noite Durar", escrito por Sthefany Moura, é um curta-metragem que mergulha nos labirintos da mente de Thaís, uma jovem que enfrenta uma batalha silenciosa contra seus demônios interiores. Com uma narrativa densa, o filme transita entre a realidade e a subjetividade dos medos e ansiedades da protagonista, trazendo à tona temas como saúde mental e solidão.

Também o curta Sabores do Nordeste, direção Carla Souza. O curta visa prestigiar a culinária nordestina, e a chefe de cozinha Ester dá suas dicas na elaboração de um prato típico nordestino.

O documentário Grito Caiçara e a Série Sombra da Noite, em celebração aos 10 anos da produção, com uma nova edição em formato de série com cenas inéditas, também fazem parte do Cine Itinerante.

Continua depois da publicidade

Sombra da Noite teve novos tratamentos de imagem e som para atualizar a produção audiovisual que retrata uma história do gênero fantasia sobre uma cidade onde acontece um estranho fenômeno e não entra mais luz do sol. Neste contexto sinistro, o crime domina a cidade e surge um herói desarmado tentando ajudar no combate ao crime.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software