Continua depois da publicidade
Bebida que caiu no gosto popular, é saborosa, cheirosa, reanima, é barata e até polêmica. O tão conhecido cafezinho, praticamente indispensável em qualquer ocasião social também já rendeu teses e artigos diversos sobre os seus efeitos no organismo, desde cortar o sono e melhorar o raciocínio até supostos males ao estômago etc. Enfim, se faz bem ou mal, ninguém sabe ao certo. Mas, deixando os mitos de lado o fato é que hoje é o Dia Nacional do Café, e para a celebrar a data, o Museu do Café promove, nesta terça-feira (24), degustação gratuita de harmonização entre café e chocolate.
Café com chocolate combina? O barista e responsável pelo Centro de Preparação de Café (CPC) do Museu do Café, André Almeida, garante que sim. Quem tiver dúvidas pode tirar suas próprias conclusões, entre 12 e 14h, no espaço da Cafeteria do Museu. A degustação gratuita pretende mostrar como o café pode ser harmonizado com diversos tipos de alimentos, neste caso específico, o chocolate.
“Cada café tem uma peculiaridade que harmoniza com as características de diversos alimentos. A intenção é destacar as notas do café e do chocolate, não sobrepondo um ao outro, mas ressaltando os dois sabores”, explica André Almeida. Durante a degustação, baristas do Museu do Café também fornecerão informações sobre as características de cada café, modos de preparo e possibilidades de harmonização.
Além da degustação, o Museu do Café de Santos, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, promove mostra sobre a produção, exportação e o consumo de café no Brasil.
A exposição ‘Dia Nacional do Café’, localizada no espaço da Cafeteria do Museu, na Bolsa Oficial de Café, no Centro Histórico de Santos, poderá ser visitada até o dia 24 de junho e revela porque o café é personagem tão marcante no dia-a-dia do brasileiro.
Os painéis da exposição mostram que o Brasil é responsável por mais de 35% do café produzido no planeta e que o país também domina 34% da exportação mundial do grão, com mais de 33 milhões de sacas comercializadas no ano de 2010.
A mostra retrata ainda sobre o consumo da bebida no Brasil. Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) aponta que 95% dos brasileiros com mais de 15 anos consomem, ao menos, uma xícara de café diariamente. Como resultado, em 2010, o Brasil quebrou seu recorde no consumo interno de café: 4,81kg ou 81 litros, em média, por habitante.
Dia Nacional do Café
Desde 2005, o dia 24 de maio passou a ser lembrado como o Dia Nacional do Café. É nesta data que industriais, produtores, exportadores, cooperativas, cafeterias e apaixonados por café homenageiam a segunda bebida mais consumida no mundo.
Endereço
O Museu do Café fica à Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9 às 17h, e aos domingos entre 10 e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 8 às 18h, e aos domingos entre 10 e 18h.
Continua depois da publicidade