Cultura

Virada Inclusiva une vivências à arte em exposição no Paço Municipal de Santos

Atividade faz parte da programação da Virada Inclusiva 2023, que ocorre em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Da Reportagem

Publicado em 29/11/2023 às 17:18

Atualizado em 29/11/2023 às 17:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Objetivo da Virada Inclusiva 2023 é proporcionar ações inclusivas gratuitas que contemplem pessoas com e sem deficiência / Marcelo Martins/Divulgação

Continua depois da publicidade

A beleza das artes visuais ganhou forma em uma visita da ONG TamTam ao Paço Municipal de Santos, na tarde de terça-feira (28). Com sorrisos, palavras bem escolhidas e talento de sobra, os alunos da entidade apresentaram o projeto 'Outras Palavras' e encantaram ao expor suas obras. A atividade faz parte da programação da Virada Inclusiva 2023, que ocorre em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Virada Inclusiva em Santos começa com a emoção de ver o mar pela primeira vez

• Virada Inclusiva de Santos une pessoas com e sem deficiência

Todos os 27 painéis de obras, com pinturas e poemas ilustrados que correspondem entre si, foram inspirados por vivências pessoais e sociais dos alunos da entidade. A mostra, inclusive, teve a abertura oficial na Galeria do Teatro Municipal de Santos e ficou exposta no espaço do dia 15 a 24 de novembro. 

"Estamos na Virada Inclusiva e nada mais justo do que trazermos essa linda iniciativa para o público. O mais significativo é que, além das artes, temos os artistas explicando a proposta, o sentimento e a perspectiva de cada um. Essa produção, que espalha inclusão e sensibilidade, é parte do nosso trabalho e é isso o que queremos trazer cada vez mais para a sociedade", discursou a vice-prefeita e titular da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), Renata Bravo. 

Continua depois da publicidade

Para uma contemplação mais imersiva da exposição, pais, alunos, convidados e os demais presentes fizeram um 'tour' pelo saguão, 3º e 4º andar do Paço, onde cada artista pôde ficar próximo das obras, ler seu respectivo poema, falar sobre a pintura e receber aplausos orgulhosos do público. 

Emocionada com o resultado final do projeto, a professora de arte e literatura da entidade, que busca promover diversidade, inclusão e transformação, Teresa Teixeira, falou sobre a sensação ao ver o desenvolvimento dos alunos. "Queríamos trazer cor e fazer com que os alunos ultrapassassem ainda mais os limites da criatividade. Hoje, ver essa evolução se tornou a minha vida, estou maravilhada. Cada um conseguiu entender sua arte de formas diferentes. É tudo sobre a autoestima e isso é muito belo de se enxergar". 

Teresa ainda contou que a ideia de produzir pinturas que dialogam com poesias, e poesias que dialogam com pinturas, surgiu ainda em 2023, quando a turma de nove artistas da ONG foi motivada a trabalhar com a linguagem das artes visuais. Desde então, uma rica produção artística e inclusiva passou a ser compartilhada com o público por meio de um projeto expositivo. 

Continua depois da publicidade

Entre os artistas, a simpática Fernanda Gabrielli, 23, mostrava com orgulho a produção e contou sobre o processo. "Estou muito feliz por estar aqui hoje. Eu pinto e escrevo há 1 ano e todas as minhas inspirações vêm da minha cabeça e da alma. Por ser surda, eu estimulo a minha sensação e isso é muito bom para produzir. Também sou muito grata pelas aulas das professoras do TamTam, sem o incentivo delas, eu não conseguiria estar expondo hoje".  

No Paço Municipal, a mostra 'Outras Palavras' ficará exposta gratuitamente até o dia 11 de dezembro. Para o ano que vem, a ideia é conseguir levar as telas para outros locais espalhados pela Cidade.

VIRADA INCLUSIVA

Continua depois da publicidade

O objetivo da Virada Inclusiva 2023 é proporcionar ações inclusivas gratuitas que contemplem pessoas com e sem deficiência. A programação teve início no último sábado (25) e contará com diversas atividades, como roda de capoeira, apresentação de talentos, cursos e oficinas, até o dia 15 de dezembro.

O evento é organizado pela Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoa com Deficiência (Codep) da Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Santos (Semulher).

Confira a programação completa: 

Continua depois da publicidade

3/12 (a partir das 15h30) - Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, com apresentação de talentos em modalidades inclusivas;

9/12 (das 9h às 13h) - Curso de Defesa Pessoal para Mulheres com Deficiência, na Arena Santos;

15/12 - Entrega da Placa Santos Acessível ao Camps - cerimônia de formatura da 1ª turma do projeto inclusivo Capacita CE (evento fechado);

Continua depois da publicidade

2 a 23/12 (das 17h às 21h) - Papai Noel Para Todos - Casinha do Papai Noel na Praça da Independência (Gonzaga) e Praça Mauá (Centro).

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software