Cultura
Atividade faz parte da programação da Virada Inclusiva 2023, que ocorre em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Objetivo da Virada Inclusiva 2023 é proporcionar ações inclusivas gratuitas que contemplem pessoas com e sem deficiência / Marcelo Martins/Divulgação
Continua depois da publicidade
A beleza das artes visuais ganhou forma em uma visita da ONG TamTam ao Paço Municipal de Santos, na tarde de terça-feira (28). Com sorrisos, palavras bem escolhidas e talento de sobra, os alunos da entidade apresentaram o projeto 'Outras Palavras' e encantaram ao expor suas obras. A atividade faz parte da programação da Virada Inclusiva 2023, que ocorre em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Todos os 27 painéis de obras, com pinturas e poemas ilustrados que correspondem entre si, foram inspirados por vivências pessoais e sociais dos alunos da entidade. A mostra, inclusive, teve a abertura oficial na Galeria do Teatro Municipal de Santos e ficou exposta no espaço do dia 15 a 24 de novembro.
"Estamos na Virada Inclusiva e nada mais justo do que trazermos essa linda iniciativa para o público. O mais significativo é que, além das artes, temos os artistas explicando a proposta, o sentimento e a perspectiva de cada um. Essa produção, que espalha inclusão e sensibilidade, é parte do nosso trabalho e é isso o que queremos trazer cada vez mais para a sociedade", discursou a vice-prefeita e titular da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), Renata Bravo.
Continua depois da publicidade
Para uma contemplação mais imersiva da exposição, pais, alunos, convidados e os demais presentes fizeram um 'tour' pelo saguão, 3º e 4º andar do Paço, onde cada artista pôde ficar próximo das obras, ler seu respectivo poema, falar sobre a pintura e receber aplausos orgulhosos do público.
Emocionada com o resultado final do projeto, a professora de arte e literatura da entidade, que busca promover diversidade, inclusão e transformação, Teresa Teixeira, falou sobre a sensação ao ver o desenvolvimento dos alunos. "Queríamos trazer cor e fazer com que os alunos ultrapassassem ainda mais os limites da criatividade. Hoje, ver essa evolução se tornou a minha vida, estou maravilhada. Cada um conseguiu entender sua arte de formas diferentes. É tudo sobre a autoestima e isso é muito belo de se enxergar".
Teresa ainda contou que a ideia de produzir pinturas que dialogam com poesias, e poesias que dialogam com pinturas, surgiu ainda em 2023, quando a turma de nove artistas da ONG foi motivada a trabalhar com a linguagem das artes visuais. Desde então, uma rica produção artística e inclusiva passou a ser compartilhada com o público por meio de um projeto expositivo.
Continua depois da publicidade
Entre os artistas, a simpática Fernanda Gabrielli, 23, mostrava com orgulho a produção e contou sobre o processo. "Estou muito feliz por estar aqui hoje. Eu pinto e escrevo há 1 ano e todas as minhas inspirações vêm da minha cabeça e da alma. Por ser surda, eu estimulo a minha sensação e isso é muito bom para produzir. Também sou muito grata pelas aulas das professoras do TamTam, sem o incentivo delas, eu não conseguiria estar expondo hoje".
No Paço Municipal, a mostra 'Outras Palavras' ficará exposta gratuitamente até o dia 11 de dezembro. Para o ano que vem, a ideia é conseguir levar as telas para outros locais espalhados pela Cidade.
VIRADA INCLUSIVA
Continua depois da publicidade
O objetivo da Virada Inclusiva 2023 é proporcionar ações inclusivas gratuitas que contemplem pessoas com e sem deficiência. A programação teve início no último sábado (25) e contará com diversas atividades, como roda de capoeira, apresentação de talentos, cursos e oficinas, até o dia 15 de dezembro.
O evento é organizado pela Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoa com Deficiência (Codep) da Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos de Santos (Semulher).
Confira a programação completa:
Continua depois da publicidade
3/12 (a partir das 15h30) - Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, com apresentação de talentos em modalidades inclusivas;
9/12 (das 9h às 13h) - Curso de Defesa Pessoal para Mulheres com Deficiência, na Arena Santos;
15/12 - Entrega da Placa Santos Acessível ao Camps - cerimônia de formatura da 1ª turma do projeto inclusivo Capacita CE (evento fechado);
Continua depois da publicidade
2 a 23/12 (das 17h às 21h) - Papai Noel Para Todos - Casinha do Papai Noel na Praça da Independência (Gonzaga) e Praça Mauá (Centro).
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade.
Continua depois da publicidade