Continua depois da publicidade
A premiação do V Concurso Pérolas da Literatua acontece em 28 de novembro, às 20 horas, na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – Campus Guarujá (Avenida Dom Pedro I, 3.300 – Enseada). A competição literária já conta com a participação de 150 autores de diversas cidades brasileiras. Representantes de municípios gaúchos, paulistas, alagoanos, paranaenses, mineiros, fluminenses, baianos, pernambucanos, sul-mato-grossenses e de outros estados integram a lista de trabalhos.
O concurso é realizado pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e tem como meta valorizar, selecionar, destacar e premiar os trabalhos com melhor qualidade literária. O evento já é tradicional no Município e cresce a cada ano, recebendo adesões de participantes de várias partes do País.
Continua depois da publicidade
Os candidatos tiveram opções de concorrer em duas categorias: juvenil (de 12 a 17 anos) e adulto (acima de 17 anos), além de poder optar por três modalidades: poesia, crônica e conto. Os interessados também concorrem utilizando tema livre e os textos serão julgados com base nos critérios de criatividade, qualidade técnica e domínio da Língua Portuguesa.
Os trabalhos foram recebidos no mês passado e, no momento, os especialistas iniciaram as análises de todas as obras. Na primeira semana de novembro, a Secretaria de Cultura irá entrar em contato com os selecionados das modalidades das duas categorias, convidando-os para a cerimônia de premiação.
Continua depois da publicidade
De acordo com a organizadora do evento, a coordenadora de Literatura da Prefeitura, Márcia Guedes, todos os trabalhos estão sendo considerados, pontuando a dedicação, conhecimento e inspiração, tornando-os mais que vencedores. “O Pérolas da Literatura tem contribuído para o despertar do novo autor e para o aprimoramento daquele que já está na estrada. Nossa grande missão é o fomento da leitura, colocando o escritor e sua obra como parceiros na conquista de novos leitores. Tem sido compensador estar à frente deste projeto que dá a oportunidade de revelar novos autores”, disse a coordenadora.
Continua depois da publicidade