Continua depois da publicidade
Santos marcou a história da banda Legião Urbana. Formado na década de 80, o trio composto por Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá realizou o seu último concerto justamente na Cidade, na extinta casa noturna Reggae Night, em 14 de janeiro de 1995.
Vinte anos depois, um dos maiores tributos à banda volta a Santos para prestar uma homenagem e atrair os fãs de canções consagradas como “Ainda é Cedo”, “Tempo Perdido”, “Geração Coca-Cola” e “Que País é Esse?”
Trata-se do Urbana Legion, um quarteto formado por músicos já conhecidos do grande público. Egypcio (Tihuana) assume o vocal. Na guitarra e no baixo estão os dois componentes da Bula, Marcão Britto (também ex-Charlie Brown Jr.) e Lena Papini. A bateria fica a cargo do também membro do Tihuana, PG.
O show será realizado na casa noturna Moby Dick, no dia 7 de agosto.
Continua depois da publicidade
A ideia do tributo partiu de Egypcio. “A ideia surgiu de muito tempo atrás, há diria quase 10 anos (risos). Sou muito fã e sempre achei o repertório atemporal. Tive o privilégio de assistir vários shows do Legião e hoje vejo que é importante levar a energia das músicas para um público novo como o atual”, conta o vocalista.
Para montar a banda, o músico conta que, primeiro, entrou em contato com Marcão. Também fã do grupo, o guitarrista topou. “Na verdade, foi tudo muito despretensioso e sem plano algum. Eu estava no estúdio do Marcão, em Santos, e comentei com ele sobre essa minha vontade. Ele se declarou fã da Legião, assim como eu. Então, o convidei para começarmos esse projeto, ele topou na hora e me perguntou: ‘Quem tá na banda?’ Eu respondi que, por enquanto só eu e ele(risos). Em seguida, ele me comentou da Lena e eu já tinha ouvido falar muito bem dela pelo próprio Champs (Champignon, baixista do Charlie Brown Jr, falecido em 2013). Ela entrou na banda e resolvi chamar meu compadre PG para assumir as baquetas e tudo deu certo. Assim estava formada a Urbana Legion”.
Continua depois da publicidade
Egypcio também influenciou o setlist do tributo, com músicas dos quatro primeiros discos da Legião Urbana, que tiveram muita influência para o vocalista. “Pensei num período no qual me influenciou muito, que vai do homônimo Legião Urbana até o Quatro Estações. É a fase mais contestadora, politizada e poética da banda. Na minha opinião, a melhor. Ensaiamos quase 50 músicas destes 4 discos e fechamos num repertório de 30. Daí ensaiamos por um ano esse set para depois fazer o nosso primeiro show”.
A primeira apresentação pública foi em dezembro do ano passado, em São Paulo. No último show, em Santo André, num evento em homenagem ao Dia Mundial do Rock, o Urbana Legion tocou para 60 mil pessoas. A rápida aceitação surpreendeu o vocalista.
“Começamos despretensiosos e para nós está sendo muito gratificante e emocionante também manter esta obra-prima viva e levando essa mensagem aos mais novos, que não tiveram a oportunidade de ver o quão importante o Legião Urbana ainda é para a música brasileira. Todo público de festivais por onde temos passado estão nos recebendo muito bem e sendo também muito participativos. É irado ouvir toda aquela galera cantando e se emocionando! Não há prazer maior do que este!”
Continua depois da publicidade
Egypcio comentou a responsabilidade de representar, no palco, uma das principais referências do rock nacional. “É uma grande responsabilidade e sabemos muito bem disso! Mexer em clássicos sagrados do rock é pesado, mas estamos tratando tudo com muito amor e respeito, pois, além de tudo, somos fãs também”.
Alguns shows já tiveram participações especiais como Eduardo Paraná (primeiro guitarrista da Legião Urbana) e o baixista Renato Rocha, o Negrete (falecido em fevereiro). A banda espera conseguir convidar Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. “O Dado e o Bonfá sempre são convidados, mas a agenda deles não bateu com a nossa ainda. Esperamos muito por uma aparição dos dois. Seria um sonho pra nós fãs”.
O vocalista também comentou sobre como é conciliar os trabalhos na Urbana Legion e no Tihuana. “É tranquilo, ainda mais com o Tihuana em fim de turnê e pré-produzindo um novo CD. Fica tudo mais fácil. Tem vez que é corrido, mas gosto da correria, sou workaholic! (risos)
Continua depois da publicidade
Por fim, Egypcio deixou um recado para os fãs da Legião Urbana. “Galera de Santos que gosta de Legião Urbana, compareçam ao show! Vamos cantar todas as canções em uma só voz! Tenho certeza que vocês vão se emocionar do começo ao fim! Esperamos vocês!
Continua depois da publicidade