Cultura
Com Cursos 'livre' e 'profissionalizante', o teatro Kaos tem se tornado referência no ensino de teatro na Baixada Santista. Além dos cursos, duas mostras também compõem o escopo de apresentações este ano
As inscrições são de forma presencial e ocorrem nos dias 26, 29 e 30 de janeiro / Divulgação - Prefeitura de Cubatão
Continua depois da publicidade
Para aqueles que desejam entrar para o ‘mundo da interpretação’, a arte de encenar, a Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão (Secult) informa que o Teatro Kaos está oferecendo cursos em três projetos. São 140 vagas, sendo 20 para o ‘Curso Técnico Profissionalizante para Atores’ e 20 para ‘Jovem Protagonista’ e as outras 100 são destinadas ao ‘Curso Livre de Teatro’.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
As inscrições são de forma presencial e ocorrem nos dias 26, 29 e 30 de janeiro, das 17h às 20h, na própria sede do Teatro do Kaos, sito à Praça Coronel Joaquim Montenegro, 34, Largo do Sapo, em Cubatão. É necessário levar cópia e original do RG e CPF. E as aulas já começam no 30 de janeiro. Ressalta-se que menor de 18 anos deve estar acompanhado de um responsável. O objetivo principal dos organizadores é democratizar a arte, estendendo-a àqueles que, muitas vezes, não conseguem pagar para estudar ou se aprofundar neste saber.
Todos os cursos são gratuitos. Além disso, o local também abrigará duas mostras teatrais durante o ano, privilegiando a formação de público estudantil. São 27 anos de muitas histórias em cima do palco e de construção deste incrível espaço no município cubatense ligado ao teatro e à arte. As atividades contam com o apoio da Prefeitura de Cubatão, por meio da Secult.
Continua depois da publicidade
Confira abaixo os detalhes de cada projeto:
Curso Técnico Profissionalizante para Atores – Oferece todo suporte e ensino de técnicas teatrais, história do teatro, interpretação, maquiagem, produção, expressão corporal e vocal e montagem de espetáculo como conclusão do curso. Este projeto já qualificou profissionalmente 150 atores, com certificação profissional do Sated/SP e direito ao DRT (registro profissional do ator). Esse curso teve início em 2009, com patrocínio da Petrobras. Ao longo desse período, foram 6 ex-alunos ingressantes na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP) e muitos outros na SP Escola de Teatro e Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT).
“A primeira turma do Curso Técnico Profissionalizante criou o Coletivo 302, grupo vencedor do Prêmio Shell de Teatro. E isso nos dá muita força para continuar e a certeza que estamos no caminho certo”, afirma Lourimar Vieira, Idealizador e Gestor dos projetos do Kaos. Ele relata ainda que “nossos ex-alunos estão atuando em cinema, teatro, novelas e musicais de projeção nacional”.
Continua depois da publicidade
Vale destacar que, em 2012, a peça de conclusão do Curso Técnico Profissionalizante intitulada “A Falecida”, dirigida por Nelson Baskerville, ganhou o prêmio CPT – Cooperativa Paulista de Teatro, como melhor espetáculo do Litoral e Interior do Estado de São Paulo. Atualmente, o projeto é patrocinado pela Petrocoque, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
Curso Livre de Teatro do Kaos – O projeto irá selecionar 100 alunos com idade a partir de 12 anos. Serão 5 turmas de 20 alunos que seguirão durante todo 2024 aprendendo técnicas teatrais. Como conclusão do curso, cada turma irá encenar uma peça e cada uma delas irá realizar um total de 6 apresentações gratuitas pela Região. Ao longo dos anos, cerca de 3 mil alunos já foram atendidos, sempre com aulas no contraturno escolar. O Curso livre tem patrocínio da Petrocoque, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.
Jovem Protagonista – Serão selecionados 20 estudantes (2 alunos de cada escola da rede pública de Ensino de Cubatão). Prosseguem durante todo o ano em aulas, aprendendo técnicas teatrais, interpretação, maquiagem, produção, expressão corporal e vocal. Ao final, como conclusão, será encenada uma peça que fará temporada no Teatro do Kaos e também apresentações em Santos e Praia Grande. Esse projeto será realizado via Proac Edital da Secretaria da Cultura e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Mostra Estadual de Teatro LGBTQIAPN+ – Em junho de 2024, mês do orgulho LGBT, o Kaos realiza a ‘Mostra Estadual de Teatro LGBTQIAPN+’, tendo em seu cardápio, somente espetáculos com temática LGBTQIAPN+. Será aberto chamamento público para selecionar as 6 peças que irão compor a grade da Mostra. As inscrições podem ser feitas no site www.teatrodokaos.com.br Esse projeto será realizado por meio do Proac Edital da Secretaria da Cultura e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
A Escola Vai ao Teatro 4 – Pelo quarto ano consecutivo, com patrocínio da Usiminas, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, será realizado o projeto ‘A Escola Vai ao Teatro’. Consiste na formação de plateia para o teatro e para isso leva um clássico de Literatura Infantil Mundial para o palco. Esse ano, serão 40 apresentações atingindo 4 mil alunos e professores da rede pública de Ensino de Cubatão. Em 2024, a obra escolhida foi “A Bela e A Fera”. O projeto já encenou grandes sucessos como “O Pequeno Príncipe (2021), A Revolução dos Bichos (2022) e Dom Quixote (2023). “Temos um carinho especial por esse projeto, porque é ali que se abrem os horizontes da plateia. Muitos não teriam condições de ir ao teatro e, dessa forma, democratizamos a arte. Além do ingresso gratuito, o Kaos fornece transporte gratuito para o traslado de alunos e professores”, finaliza Lourimar Vieira, idealizador e gestor do Projeto.
Para saber mais sobre as inscrições e/ou projetos, falar com Lourimar Vieira,
Continua depois da publicidade
Diretor do Teatro do Kaos, pelo Tel.: 13 – 99124-7470.
Continua depois da publicidade