Cultura

Teatro do Kaos abre 140 vagas para cursos, em Cubatão

Com Cursos 'livre' e 'profissionalizante', o teatro Kaos tem se tornado referência no ensino de teatro na Baixada Santista. Além dos cursos, duas mostras também compõem o escopo de apresentações este ano

Da Reportagem

Publicado em 20/01/2024 às 16:18

Compartilhe:

As inscrições são de forma presencial  e ocorrem nos dias 26, 29 e 30 de janeiro / Divulgação - Prefeitura de Cubatão

Para aqueles que desejam entrar para o ‘mundo da interpretação’, a arte de encenar, a Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão (Secult) informa que o Teatro Kaos está oferecendo cursos em três projetos. São 140 vagas, sendo 20 para o ‘Curso Técnico Profissionalizante para Atores’ e  20 para ‘Jovem Protagonista’ e  as outras 100  são destinadas ao ‘Curso Livre de Teatro’.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As inscrições são de forma presencial  e ocorrem nos dias 26, 29 e 30 de janeiro, das 17h às 20h, na própria sede do Teatro do Kaos, sito à Praça Coronel Joaquim Montenegro, 34, Largo do Sapo, em Cubatão. É necessário levar cópia e original do RG e CPF. E as aulas já começam  no 30 de janeiro. Ressalta-se que menor de 18 anos deve estar acompanhado de um responsável. O objetivo principal dos organizadores é democratizar a arte, estendendo-a àqueles que, muitas vezes, não conseguem pagar para estudar ou se aprofundar neste saber.

Todos os cursos são gratuitos. Além disso, o local também abrigará duas mostras teatrais durante o ano, privilegiando a formação de público estudantil. São 27 anos de muitas histórias em cima do palco e de construção deste incrível espaço no município cubatense ligado ao teatro e à arte. As atividades contam com o apoio da Prefeitura de Cubatão, por meio da Secult.

Confira abaixo os detalhes de cada projeto:

Curso Técnico Profissionalizante para Atores –  Oferece todo suporte e ensino de técnicas teatrais, história do teatro, interpretação, maquiagem, produção, expressão corporal e vocal e montagem de espetáculo como conclusão do curso.  Este projeto já qualificou profissionalmente 150 atores, com certificação profissional do Sated/SP e direito ao DRT (registro profissional do ator). Esse curso teve início em 2009, com patrocínio da Petrobras. Ao longo desse período, foram 6 ex-alunos ingressantes na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP) e muitos outros na SP Escola de Teatro e Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT).

“A primeira turma do Curso Técnico Profissionalizante criou o Coletivo 302, grupo vencedor do Prêmio Shell de Teatro. E isso nos dá muita força para continuar e a certeza que estamos no caminho certo”, afirma Lourimar Vieira, Idealizador e Gestor dos projetos do Kaos. Ele relata ainda que “nossos ex-alunos estão atuando em cinema, teatro, novelas e musicais de projeção nacional”.

Vale destacar que, em 2012, a peça de conclusão do Curso Técnico Profissionalizante intitulada “A Falecida”, dirigida por Nelson Baskerville, ganhou o prêmio CPT – Cooperativa Paulista de Teatro, como melhor espetáculo do Litoral e Interior do Estado de São Paulo. Atualmente, o projeto é patrocinado pela Petrocoque, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Curso Livre de Teatro do Kaos – O projeto irá selecionar 100 alunos com idade a partir de 12 anos. Serão 5 turmas de 20 alunos que seguirão durante todo 2024 aprendendo técnicas teatrais. Como conclusão do curso, cada turma irá encenar uma peça e cada uma delas irá realizar um total de 6 apresentações gratuitas pela Região. Ao longo dos anos, cerca de 3 mil alunos já foram atendidos, sempre com aulas no contraturno escolar.  O Curso livre tem patrocínio da Petrocoque, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Jovem Protagonista – Serão selecionados 20 estudantes (2 alunos de cada escola da rede pública de Ensino de Cubatão). Prosseguem durante todo o ano em aulas, aprendendo técnicas teatrais, interpretação, maquiagem, produção, expressão corporal e vocal. Ao final, como conclusão, será encenada uma peça que fará temporada no Teatro do Kaos e também apresentações em Santos e Praia Grande. Esse projeto será realizado via Proac Edital da Secretaria da Cultura e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Mostra Estadual de Teatro LGBTQIAPN+ – Em junho de 2024, mês do orgulho LGBT, o Kaos realiza a ‘Mostra Estadual de Teatro LGBTQIAPN+’, tendo em seu cardápio, somente espetáculos com temática LGBTQIAPN+. Será aberto chamamento público para selecionar as 6 peças que irão compor a grade da Mostra. As inscrições podem ser feitas no site www.teatrodokaos.com.br   Esse projeto será realizado por meio do Proac Edital da Secretaria da Cultura e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

A Escola Vai ao Teatro 4 – Pelo quarto ano consecutivo, com patrocínio da Usiminas, via Lei Rouanet do  Ministério da Cultura, será realizado o projeto ‘A Escola Vai ao Teatro’. Consiste na formação de plateia para o teatro e para isso leva um clássico de Literatura Infantil Mundial para o palco. Esse ano, serão 40 apresentações atingindo 4 mil alunos e professores da rede pública de Ensino de Cubatão. Em 2024, a obra escolhida foi “A Bela e A Fera”. O projeto já encenou grandes sucessos como “O Pequeno Príncipe (2021), A Revolução dos Bichos (2022) e Dom Quixote (2023). “Temos um carinho especial por esse projeto, porque é ali que se abrem os horizontes da plateia. Muitos não teriam condições de ir ao teatro e, dessa forma, democratizamos a arte. Além do ingresso gratuito, o Kaos fornece transporte gratuito para o traslado de alunos e professores”, finaliza Lourimar Vieira, idealizador e gestor do Projeto.

Para saber mais sobre as inscrições e/ou projetos, falar com Lourimar Vieira,

Diretor do Teatro do Kaos, pelo Tel.: 13 – 99124-7470.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual cidade tem o metro quadrado mais caro do litoral de SP

Levantamento foi elaborado pelo DataZap

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter