Cultura

Sinfônica de Cubatão apresenta “Tango, Folklore e Cia” neste sábado (18)

Concerto gratuito traz Trio MJC e bailarinos da Argentina. Apresentação reconta história musical do tango e do cancioneiro popular daquele país

Publicado em 17/04/2015 às 12:37

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Banda Sinfônica de Cubatão apresenta neste sábado (18), às 20h30, seu mais novo espetáculo “Tango, Folklore e Cia”. O concerto acontece no Bloco Cultural da cidade (Pça. dos Emancipadores, s/nº) e tem entrada franca. A apresentação faz parte da programação oficial de aniversário de 66 anos de Cubatão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Neste espetáculo, a Sinfônica une-se ao Trio argentino MJC em um passeio musical pelo tango e pelo cancioneiro popular da Argentina de várias épocas e estilos - milonga, chacarera, bailecito, entre outros. O Trio MJC, formado por Martínez no piano, Juarena no bandoneon e Ciavattini nos aerófonos andinos, assina todas as orquestrações das 15 músicas, incluindo peças que já fazem parte da história musical daquele país como Libertango (Astor Piazzolla) e Por una cabeza (Carlos Gardel/Alfredo Le Pera). As outras peças são autorais, como Davueltando (Jorge Martínez), Chucha (Mauro Ciavattini) e Retrato del Aire (Pablo Jaurena).

Na tarde desta segunda-feira (13), os músicos argentinos estiveram na Secretaria de Cultura de Cubatão para acertar os últimos detalhes do show junto ao secretário da pasta, Welington Borges, e ao diretor artístico e regente do espetáculo, Roberto Farias. “É muito importante que aconteça esse intercâmbio artístico-cultural”, disse Borges. Os argentinos realizam, ainda, quatro ensaios esta semana junto à Sinfônica, para que tudo saia perfeito no sábado.

A Banda Sinfônica de Cubatão apresenta neste sábado (18), às 20h30, seu mais novo espetáculo “Tango, Folklore e Cia” (Foto: PMC)

Continua depois da publicidade

Para o maestro Roberto Farias, o Trio MJC é um dos mais inovadores grupos instrumentais da música popular portenha na atualidade. “O Trio e cada artista, separadamente, têm uma visão musical muito pessoal que transita amplamente do tango ao folclore argentino, com influências do jazz e da música erudita. Essa troca de experiências entre os músicos cubatenses e argentinos é riquíssima para a carreira deles e poderá ser sentida pela plateia no palco, com uma apresentação emocionante e de excelência”, disse. O maestro destaca, ainda, a participação do Grupo Rinascita de Música Antiga na peça Para Melenita, de Jorge Martínez.

O espetáculo Tanglo, Folcklore e foi concebido pelo maestro Roberto Farias em 2008, durante sua atuação na Orquestra de Córdoba, e foi apresentado cinco vezes na Argentina e outra em São Paulo. Para o concerto de Cubatão teve o repertório reformulado, incluindo novas composições do Trio, que fazem parte de CD mais recente do Trio.

O Tango, como Dança – O espetáculo também contará com a participação de bailarinos especializados em Tango: Daniel Olviedo e Mariana Casagrande. Daniel é argentino e Mariana, brasileira. Juntos, dirigem a Academia Tchê Tango, em Porto Alegre. No meio do caminho entre os dois países, realizam com maestria, além das aulas, espetáculos por todo o país.

Continua depois da publicidade

“A cada coreografia, será possível perceber o lado denso do Tango, enriquecido pela trilha sonora do espetáculo, totalmente envolvente”, afirma Mariana Casagrande. A cada dança há um encontro e a síntese de uma relação intensa que o ritmo proporciona, onde os bailarinos se vêem frente a frente, despedem-se e se separam. Respeitando as origens da dança de salão, a ideia é incrementar a apresentação onde as pessoas possam perceber o lado visceral do Tango.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software