Cultura

Sesc-Santos realiza II Seminário para as Infâncias

O seminário visa oportunizar reflexão e troca sobre caminhos novos, criativos e sensíveis para a Educação na Primeira Infância

Publicado em 20/10/2014 às 17:03

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Um convite para pais, educadores e interessados refletirem sobre a Primeira Infância. O seminário é realizado pelo Sesc em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação e o Centro Social Marista Lar feliz. Visa oportunizar reflexão e troca sobre caminhos novos, criativos e sensíveis para a Educação na Primeira Infância. Inscrições presenciais na sala técnica do Programa Curumim (Sesc) ou por telefone: 13 3278-9819, de terça à sábado das 10h30 ás 12h30 e das 14h30 às 18h30

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22/10 , quarta - Workshop
Construindo saberes a partir do lúdico com foco na alfabetização -  Com Ana Cláudia Sierra e Tatiana Ramires
Quais teorias fundamentam a prática de jogos? Discussão e vivências da metodologia de jogos na alfabetização e identificação das intervenções possíveis em cada fase da escrita infantil.

Ana Cláudia Sierra. Formada em pedagogia, com especializações na área. Atualmente professora de ensino fundamental na rede municipal de educação de Santos, também integrante da equipe de formadores da Seção de Educação Infantil. Professora no curso de pedagogia da Plataforma Freire (CAPES/MEC). Tatiana Ramires. Formada em pedagogia, com especializações na área. Atualmente professora de ensino fundamental na rede municipal de educação de Cubatão, também integrante da equipe de formadores da Seção de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Santos.
Livre
Grátis
22/10. Quarta, das 8h30 às 11h

Palestra - Atitude do Professor de Educação Infantil de 0 a 6 anos no Processo de Avaliação
Reflexões sobre as concepções de avaliação e as implicações subjacentes na construção dos instrumentos de acompanhamento e monitoramento do desenvolvimento das crianças. Com Emília Cipriano - Doutora em Educação - PUC/SP; Mestre em Psicologia da Educação - PUC/SP; Professora Titular da PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Coordenadora do Instituto Aprender a Ser – Pesquisa e Formação na Área Educacional; Pesquisadora na área da infância. Autora de livros e artigos educacionais; Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais. Teatro.  (Foto: Divulgação).
Livre
Grátis
22/10. Quarta, das 8h30 às 11h

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Contação de histórias – Potencializando o imaginário infantil - Cleber Fabiano da Silva
Apresentação da linguagem cênica do professor-contador de histórias como agente promotor da leitura, explorando seus aparatos técnicos em inúmeras possibilidades intelectuais e artísticas.  Cleber Fabiano da Silva. Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Graduado em Letras. Professor nos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Letras e Pedagogia. Diretor Pedagógico da FATUM Educacional. Participou de congressos internacionais como contador de histórias na Argentina, Colômbia, Cuba, México, Portugal, Itália e Irã.
Livre
Grátis
22/10. Quarta, das 8h30 às 11h

Oficina - Criação de jogos para mediação  - Coletivo Zebra5
Apresentação dos materiais desenvolvidos pelo Zebra5 e sensibilização dos participantes sobre a experiência do brincar e jogar, partindo do contato direto dessa natureza. Reflexão sobre a prática de propostas lúdicas nos espaços de educação e sobre a importância de crianças e adultos brincarem juntas.

Christiane Coutinho - Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Educadora em exposições em diversas instituições culturais de São Paulo desde 2000. Tutora no Curso de Especialização em Artes da Redefor em parceira com a UNESP. Atua na formação de educadores em instituições culturais e de professores da educação formal. Trabalha com a criação conceitual e produção de materiais educativos e jogos, tendo especial interesse pela área de design gráfico.

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Thelma Lobel - Bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e licenciada em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes. Pós-Graduada em Educação Lúdica em Contextos Escolares, Não Formais e Corporativos do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Desde 1998, trabalha com educação em museus e instituições culturais, desenvolvendo propostas educativas , formação de educadores e coordenação.  De 2009 a 2014 coordenou o Núcleo Educativo do Museu da Casa Brasileira.
Coletivo Zebra5  www.zebra5.com.br.
Livre
Grátis
22/10. Quarta, das 8h30 às 11h

cadores e interessados refletirem sobre a Primeira Infância. O seminário é realizado pelo Sesc em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação e o Centro Social Marista Lar feliz (Foto: Divulgação)

Interfaces Multimídia na Primeira Infância
Será um bom caminho aliar conhecimento a aplicativos e sites que ajudem a atrair de forma “mais concreta” a atenção da criança? Reflexão entre educadores e pais sobre até que ponto é válido utilizar-se de tecnologia como forma de entretenimento ou complemento educacional, apoiada em vivência prática de produção de toyarts como exercício de criatividade. Com André Luiz Rosário - publicitário e arte educador. Instrutor de internet e multimídia do Lab Livre do Sesc Santos desde 2010. Ministra workshops em artemídia, redes sociais e é pesquisador de novas tecnologias para a internet. LabLivreSantos.  (Foto: Divulgação).
Livre
Grátis
22/10. Quarta, das 8h30 às 11h

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Arte para Pequenos
Ações teóricas e práticas para a discussão de propostas que atendam a percepção da criança como público ativo, dos espaços culturais e da escola como espaço aberto a aprendizagens e da família e professores como importantes intermediadores na relação entre criança e arte. Com Elaine Fontana , Ana Luisa Nossar e Paula Hilst Selli . Sala 2.

Ana Luisa Nossar. Especialista em Gestão de processos de Comunicação pela ECA/USP e em Linguagens da arte pelo CEUMA/USP. Graduada em Licenciatura plena em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina e em Psicologia pela PUC/RJ. Parceira do Atelier a pipa no desenho e realização de projetos educativos e culturais. Coordenou a ação educativa do Projeto de ocupação a pipa, em 2011 e 2013. Na Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall, ministra curso, atua como educadora e coordenadora dos cursos e do Projeto Entorno desde 2012.

Elaine Fontana. Especialista em Educação e Curadoria pelo MAC/USP e graduada em Artes Visuais pela FMU. Integra equipe da área de ação educativa do Museu Lasar Segall há 10 anos, onde é coordenadora de conteúdo. NaBienal de SP coordena o Conteúdo do Educativo e a Formação de Educadores desde 2010. Realiza cursos e presta assessoria em arte contemporânea, acessibilidade, leitura de imagem e educação em várias instituições. É assessora do curso de pós-graduação em Educação em Museus e Instituições Culturais no Instituto Singularidades.

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Paula Hilst Selli . Educadora, licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela ECA-USP e mestre em artes pela Unesp, onde realizou pesquisa sobre infância e museu, tema que continua no foco de seus estudos até hoje. Já atuou como professora de artes e no restauro de mobiliário e molduras. Trabalha como educadora em instituições culturais desde 2005 e no Museu Lasar Segall desde 2010.  (Foto: Divulgação).
Livre
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22/10. Quarta, das 14h às 16h30

Projetos pedagógicos e participação infantil -  Soeli Pereira
A abordagem de projetos pedagógicos tem por intencionalidade promover a construção significativa de conhecimentos considerando a criança como partícipe ativa desse processo na perspectiva de garantir sua escuta e participação. Pretende-se, desse modo, apresentar tal abordagem a partir da apresentação de elementos teórico-práticos, como uma das possibilidades de concretização de práticas pedagógicas que efetivamente considerem as crianças como sujeitos de direitos.

Soeli Pereira. Pedagoga pela Universidade Positivo/PR e Especialização em Psicopedagogia e Processo Pedagógico no Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua como Assessora e Consultora Educacional da Educação Infantil e Ensino Fundamental principalmente nos seguintes temas: formação de profissionais da Educação, Avaliação, Infâncias, Crianças, Currículo e políticas públicas educacionais. Autora de artigos, publicações e materiais para formação docente sobre Infância(s) e Educação Infantil. Membro do MIEIB - Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil / Fórum de Educação Infantil do Paraná.
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22/10. Quarta, das 14h às 16h30

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Diálogos entre a importância do brincar e a formação do educador - Com Maria Lúcia Medeiros
Qual a importância da brincadeira na vida de uma criança? Conversa sobre o brincar enquanto experiência humana, a ser garantida pelos adultos nas instituições de ensino e espaços de convivência, e sobre brincadeira infantil e sua relação com a formação lúdica do educador.  Maria Lúcia Medeiros. Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), habilitação em Supervisão Escolar (1986). Pós-Graduação (latu sensu) em Transdiciplinaridade, Educação, Saúde, Liderança e Cultura de Paz, pela UNIPAZ. Trabalha com formação continuada de professores e coordenação de projetos através do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária –, onde atua como líder do Projeto Brincar: O brinquedo e a brincadeira na infância, desde 2009. Formação em manifestações culturais brasileiras, brinquedos, danças e canções infantis. Experiência como professora de educação infantil e fundamental e coordenadora de creche e com educação em meio aberto com crianças moradoras de rua no centro de São Paulo.
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22/10. Quarta, das 14h às 16h30

O papel da cultura corporal na construção da identidade infantil - Marcos Garcia Neira
Reconhecemos a linguagem corporal das crianças? Quais marcas o cenário educativo imprime nos seus corpos? Há espaço para a valorização da cultura corporal infantil na comunidade? A partir desses questionamentos, propõe-se a reflexão sobre o processo de construção da identidade corporal, analisando as possibilidades da consolidação de uma ação pedagógica que considere a gestualidade dos meninos e meninas como um texto passível de leitura e interpretação.  Marcos Garcia Neira. Licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Atualmente, é professor associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação e orientando pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio do CNPq. Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores, Estudos Culturais e Multiculturalismo.
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22 a 23/10. Quarta, das 14h30 às 16h

23/10, quinta  - Bate-papo - O uso da tecnologia na primeira infância - Andréa Jotta, Katty Pareja e Patrícia Gimael
A tecnologia no mundo contemporâneo é uma condição inescapável, mas o uso de recursos multimídia para e por crianças pequenas ainda é um terreno de poucas certezas e diferentes possibilidades de entendimento. Acreditamos que é fundamental observar e pensar sobre como se está fazendo uso desses recursos e sua pertinência durante a Primeira Infância, considerando as múltiplas abordagens do tema. Nosso debate convida à reflexão junto de Andréa Jotta e Katty Pareja, do Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática (NPPI/PUC - SP) e Patrícia Gimael, membro da Aliança pela Infância, que estuda a Antroposofia e a Pedagogia Waldorf.  Andréa Jotta. Psicóloga pela PUC-SP. Palestrante membro da comissão administradora em Jornadas e Congressos de Psicoinfo da CRP – SP e NPPI/ PUC – SP. Atua em consultório particular. Autora de Cyberpsicologia do site Vyaestelar/Uol e coautora do livro "Relacionamentos na Era Digital". Atende diferentes veículos de comunicação e realiza palestras sobre assuntos relacionados ao tema. Professora nos cursos de pós graduação da PUC-SP/ COGEAE. Orientadora profissional online do projeto BANCO DO BRASIL – PUC-SP.  Katty Zúñiga Pareja. Formada pela PUC-SP, com especialização em Cinesiologia – Integração Fisiopsiquica pelo SEDES Sapientiae e orientação profissional pela Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUC – SP. Atua em consultório atendendo crianças, adolescentes e adultos. Autora de Cyberpsicologia do site Vyaestelar/Uol e coautora do livro "Relacionamentos na Era Digital". Professora nos cursos de pós-graduação da PUC – SP/ COGEAE. Orientadora profissional online do projeto BANCO DO BRASIL – PUC-SP.
Patrícia Gimael. Psicóloga com licenciatura pela UNESP-Bauru e graduação pela Universidade São Marcos de São Paulo. Atende crianças e adolescentes e faz orientação aos pais. Tem formação Junguiana e estuda Antroposofia desde 1994. Membro da Aliança pela Infância, coordena e atua nos projetos sociais "Educação para Futuros Pais", "Multiplicadores Futuros Pais", "Infância Vivenciada" e "Arte, Educação e Cuidados para Crianças Abrigadas". É coautora dos livros: "Estudos e Reflexões de Lóczy" (publicação OMEP – Organização Mundial para Educação Pré-escolar) e Infância Vivenciada (Ed. Paulinas).
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23/10. Quinta, das 8h30 às 11h

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Experiências Inclusivas – Ser criança com Deficiência Hoje - Billy Saga e Guacyara Labônia
Diálogo com os participantes sobre as inquietações que surgem no cotidiano familiar, escolar e social em relação à inclusão das crianças com deficiência contemporaneamente, tendo como disparador a exibição, com recursos de acessibilidade, de um curta-metragem sobre infância e diversidade.  Guacyara Labônia Guerreiro. Fonoaudióloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologia Assistiva e Ajudas Técnicas e Acessibilidade para Pessoas com Deficiência. Especialização em Terapia Familiar. Experiência em inclusão de jovens e adultos com deficiência no mercado de trabalho e formação de educadores e famílias para processos de inclusão  Billy Saga. Graduado em Comunicação Social e Publicidade pela FIAM/FMU. Experiência em responsabilidade social e diversidade; atuação como coordenador social da Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo. Presidente da ONG Movimento Superação.
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23/10. Quinta, das 8h30 às 11h

Brinquemusicando
Espaço para análise e reflexão sobre o papel da Arte na educação formal. Motivar os professores para vivência artística, oportunizando a apreciação, prática, criação e improvisação, oferecendo subsídios para que possa trabalhar as diversas linguagens artísticas com seus alunos. Com Iva Passos - Arte educadora, pedagoga, pós graduada em Instrumento e História da Arte. Regente do Coral Cênico Céu da Boca, da Secretaria Municipal de Educação de Santos; integrante da equipe de Acompanhamento Pedagógico da Escola Total; autora e coordenadora do Projeto Brinquemusicando. Auditório.  (Foto: Divulgação).
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23/10. Quinta, das 8h30 às 11h

Brincar de 0 a 3 anos
A partir dos princípios gerais da abordagem Emmi Pikler, propõe-se discutir a evolução do brincar, as dimensões do desenvolvimento, o que é o bom brinquedo, o papeal do adulto na atividade lúdica e como os bebês brincam, com o complemento de uma vivência com objetos e brinquedos pensados sob esta ótica e filmes ilustrativos. Com Ana Maria Souza Pinto - Formada na área de saúde. Responsável pela empresa Descobrir Brincando, Formação com Anna Tardos e Instituto Pikler/França, Instituto Rosa Sensat/Barcelona, Pós-Graduanda – Instituto Singularidades (Crianças 0-3 anos), Treinamento Resources for Infant Educares (RIE), Califórnia/EUA. Auditório.  (Foto: Divulgação).
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23/10. Quinta, das 14h às 16h30

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Jardim das Brincadeiras – A pedagogia do jardim - Com Guilherme Blauth
Sementes, folhas, cascas, flores são a matéria prima para criar brinquedos e brincadeiras. Conexões entre educação ambiental e ludicidade, práticas de manipulação de materiais naturais e construção de brinquedos e apresentação fundamentos da ecopedagogia com aprendizagem dos princípios dos ecossistemas a partir da observação de padrões naturais.  Guilherme Blauth. Pesquisador e educador, autor do livro Jardim das Brincadeiras (2013).
Livre
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23/10. Quinta, das 14h às 16h30

A Criança Pequena e suas Linguagens
A criança pequena tem a função simbólica como eixo do seu desenvolvimento. Ela exercita a função simbólica com a música, a dança, o desenho, o movimento, o brincar, brincar de faz de conta principalmente. A invenção de historias, narrativas, cenários e personagens faz parte desse processo. A infância é um período de desenvolvimento cultural: a criança se apropria da forma humana de se comunicar em sua cultura e a compreender outras. Vamos discutir a criança com suas linguagens e com a tecnologia presente no mundo contemporâneo. Com Elvira Souza Lima - Pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. Trabalha com pesquisa aplicada às áreas de educação, mídia e cultura. Tem várias publicações, entre elas "A criança pequena e suas linguagens", "Quando a criança não aprende a ler e a escrever", " Práticas culturais e aprendizagem ", " Brincar para quê? " e " Conhecendo o adolescente ". Teatro.  (Foto: Divulgação).
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23/10. Quinta, das 8h30 às 11h

Proteção Integral da Criança: o compromisso de todos - Taís Aguiar e Sandra Regina dos Santos
Reflexão sobre a proteção integral de crianças de zero a seis anos, no âmbito das competências do Estado, da família e da sociedade civil, à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA.
Taís Pereira Aguiar. Educadora - Formada em Pedagogia. Conselheira Tutelar em 4ª Gestão, Vice Coordenadora da Pastoral do Menor com ênfase nas políticas públicas , participante do CMDCA e Fórum da Criança e do Adolescente.
Sandra Regina dos Santos. Formada em Serviço Social. Conselheira Tutelar em 2º Gestão, participante do CMDCA e Fórum da Criança e do Adolescente, membro da Pastoral do Menor com ênfase nas políticas públicas.
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23/10. Quinta, das 14h às 16h30

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Múltiplas linguagens na infância, a vez e a voz da criança  - Com Joseane Del Corso
Escutar as crianças muda a maneira como pensamos sobre elas e nos permite enxergar mais claramente seu incrível potencial, seus talentos, entendimentos e visão de mundo, seus sentimentos sobre si e sobre os outros a sua volta. Como oferecer espaços e tempos para as crianças utilizarem suas infinitas linguagens, que vão muito além da linguagem verbal?  Joseane Del Corso.  Graduada em Pedagogia pela PUC –SP com habilitação em Orientação e Supervisão Escolar, pós –graduada em Artes pela USP. Estudiosa da Infância e da abordagem Reggiana na Itália desde 2007. Participa de grupo de estudo desde 2013 sobre Protoinfância no Instituto Contemporâneo em Porto Alegre sob a coordenação de Sylvia Nabinger e participou do grupo de estudos com Anna Tardos no Instituto Pikler-Lóczy em Budapeste. Foi professora da pós-graduação em Psicopedagogia nas faculdades integradas Rio Branco. Membro da Comissão Gestora do Fórum Municipal de Educação Infantil da cidade de São Paulo. Experiência como coordenadora pedagógica e da educação infantil em escolas particulares de São Paulo. Assessora em escolas públicas e particulares no segmento da educação infantil. Fundadora da Escola de Infância Ateliê Carambola e do Ateliê Centro de Pesquisa e Documentação Pedagógica em 2014.
Livre
Grátis
23/10. Quinta, das 14h às 16h30
 

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