O 2º Festival de Afroempreendedorismo também vai promover palestras para valorizar e orientar o público sobre tecnologia da informação / Isabela Carrari/PMS
Continua depois da publicidade
Santos receberá a 2ª edição do Festival de Afroempreendedorismo. O evento acontece de 17 a 19 de novembro, durante as comemorações do Mês da Consciência Negra e conta com a participação de 40 expositores mulheres e homens, negros, moradores de Santos que buscam, por meio da economia criativa negra, uma maneira de garantir a própria renda e fortalecer a economia local. Ainda haverá palestras sobre o tema, desfile de moda afro e apresentações musicais.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Na sexta-feira (17), às 18h, no Auditório do 5º andar do Paço Municipal, Centro de Santos, o evento fará apresentação de palestras sobre o afroturismo, moda afro e empreendedorismo das mulheres negras.
No sábado (18) e domingo (19), no Valongo, em frente ao Museu Pelé, das 11h às 18h, o festival contará com uma feira de artigos para casa e uso pessoal como roupas, acessórios, objetos de decoração, artes plásticas, entre outros. O público também poderá aproveitar para provar produtos da gastronomia afro-brasileira à base de doces, massas e temperos variados, feitos pelos próprios empreendedores.
Continua depois da publicidade
O 2º Festival de Afroempreendedorismo também vai promover palestras para valorizar e orientar o público sobre tecnologia da informação, contabilidade para micro e pequenos afroempreendedores e responsabilidade social, além de proporcionar um momento especial com apresentações musicais, aulão de balé afro e desfile de moda.
A realização do evento é da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher), por meio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial e Étnica (Copire). A programação é gratuita e acontece nos dias 18 e 19 no Valongo, em frente ao Museu Pelé.
Segundo o coordenador de Igualdade Racial e Étnica, Ivo Miguel Evangelista Santos, o festival visa à divulgação efetiva de artigos com tendências africanas buscando atender a um mercado cada vez maior e também ao Estatuto de Igualdade Racial que infere em um dos seus artigos, o empreendedorismo, buscando alavancar a Comunidade Negra nesta importante área econômica.
Continua depois da publicidade
“Um dos nossos objetivos é buscar este nicho de mercado que agrega mais de 90% de mulheres pretas, sendo grande parte dessas mulheres arrimo de família, que viram nesta forma de empreender um meio de sustentabilidade”, explicou.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira - 17/11
Abertura do evento no Auditório 5º da Prefeitura de Santos
19h - Palestras
Afroturismo e respeito ao modo tradicional - Daniel Rodrigues
Mulheres negras empreendem - Ana Carolina Cederboom
Direito da moda - Victoria Navarro
Local: Auditório 5º andar do Paço Municipal
Continua depois da publicidade
Sábado 18/11
10h - Palestras
Tecnologia da Informação e mercado de trabalho - Carlos Roberto de Assis Jr.
ESG racial - Responsabilidade social como incremento ao afronegócio - Valéria Guimarães
Contabilidade para micro e pequenos afroempreendedores - Ana Camila
Mediador: Renato Azevedo
Local: Auditório do Museu Pelé, Valongo
Apresentação musical
Local: Em frente ao Museu Pelé, no Valongo
13h às 14h30 - Grupo Vida Q` Segue
15h às 16h - Balé afro e aulão
16h30 às 18h - apresentação do Coletivo Ojú Obá (Maracatu de Baque Virado)
18h - Missa Afro - Igreja do Valongo
Domingo 19/11
14h30 às 16h - apresentação musical com a artista Letícia Caires, em seguida Desfile Moda Afro
16h30 às 18h - apresentação do grupo Santo de Casa
Local: Em frente ao Museu Pelé, no Valongo