Continua depois da publicidade
Uma parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa, já visitado por mais de 3,1 milhões de pessoas, pode ser conferido em Santos. A mostra Estação da Língua, inaugurada no último sábado (3) no Centro de Atividades Integradas Milton Teixeira (Vila Mathias), dá início à primeira exposição itinerante do museu paulistano desde sua criação há sete anos.
O lançamento da mostra, que oferece a oportunidade de aprender sobre um dos idiomas mais ricos e falados no mundo, contou com as presenças dos secretários estadual e municipal de Cultura, respectivamente Marcelo Araújo e Raul Christiano, e do prefeito Paulo Alexandre Barbosa. “Hoje realizamos um sonho antigo que é expandir este grande patrimônio que é o museu”, disse Araújo. “É uma honra para Santos ser escolhido para receber essa exposição que vai atrair milhares de santistas e turistas”, ressaltou o prefeito.
Continua depois da publicidade
O diretor técnico do Museu, Antonio Sartini, destacou a ligação da região com o desenvolvimento do idioma no solo brasileiro, o que teve início com a expedição do colonizador português Martim Afonso de Souza, fundador da Vila de São Vicente em 1532. “E este idioma se enriqueceu com a vinda dos imigrantes, que chegaram pelo Porto de Santos e embarcavam até a Estação da Luz, onde hoje funciona o museu”.
Quem visitou a exposição no primeiro dia aprovou, a exemplo da paulistana Elisabete Sorrentino, que estava com o sobrinho Vinicius, 3 anos. “Mesmo que não saiba direito o que está vendo, ele já está tendo o contato com o mundo da cultura. Estou achando a mostra muito bonita”.
Continua depois da publicidade
Funcionamento
A Estação da Língua segue até 31 de agosto no Cais Milton Teixeira (av. Rangel Pestana, 150 - Vila Mathias). O horário de visitação é de segunda a sexta, das 9 às 18h, e aos sábados, das 11 às 20h. A entrada é franca e informações podem ser obtidas pelo telefone: 3226-8000. A realização é do Governo do Estado, do IDBrasil e da Arquiprom com apoio da prefeitura e da Lei Rouanet. O patrocínio é da Comgás, IBM Brasil, Sabesp e Vivo.
Continua depois da publicidade