Autor revelou que também tem um romance em produção. / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Fantasmas, lobisomens, múmias, vampiros e zumbis. Todo mundo, seja caiçaras ou não, um dia já teve um pesadelo com uma dessas criaturas míticas ou se deliciou ao sentir aquele arrepio na espinha ao assistir ou ler uma história de terror bem contada. Mas há um santista em específico que levou a inspiração mais longe e decidiu tirar bons contos de monstros da imaginação para coloca-los no papel.
O nome desse santista é Vinicius Carlos Vieira e o seu mais recente 'filho' foi batizado com o nome de 'O Monstro Debaixo da Cama'. Mas antes de chegar ao seu mais novo livro de antologias, o escritor santista relembra qual foi o ponto de partida para a carreira na literatura nacional.
Continua depois da publicidade
"Minha paixão pela escrita talvez tenha vindo da família. Minha mãe sempre foi uma pessoa que lia muito e ela sempre me incentivou muito a ler. Eu sou um daqueles caras que se alfabetizaram com gibis, é um vício que eu tenho até hoje e eu acho que essa ideia de ler muito na época e me provocar a ler acho tenha sido o maior incentivo", explica.
Além de se dedicar à escrita, Vinicius também é editor e crítico do site 'CinemAqui' e chegou até mesmo a aproveitar o espaço para apresentar o seu livro durante o finzinho de março. Fã da sétima arte, ele explica que a paixão pelo terror veio da época na qual cresceu e explica que muita dessa admiração pelo suspense e horror veio das telonas.
Continua depois da publicidade
"Eu sou um uma criança dos Anos 1980 então eu acabo, principalmente no cinema, pegando essa moda do terror. Muitas sequências de filme de terror, muito terror sendo visto no cinema, muito popularizado e eu acho que essa paixão pela leitura e pelo cinema, sabe? Uma coisa leva a outra".
Os sentimentos de medo e suspense que aceleram o coração acabaram capturando para sempre o fascínio e o amor do então garotinho santista. Logo, nada mais justo que ele também colaborasse com o gênero agregando suas próprias ideias na forma de 'O Monstro Debaixo da Cama'.
"Eu tinha alguns contos prontos e resolvi que ia aproveitar esse momento de pandemia e essa estagnação de quase tudo e peguei esse momento para falar 'bom, eu vou lançar, vou fazer disso um fruto' e aí eu tinha alguns contos prontos, talvez uns dez, aí juntei mais alguma coisa anterior, revisei tudo, escrevi novos até chegar em um certo número de páginas. Foi algo bem pragmático, eu queria um livro com 180 páginas mais ou menos e aí eu fui escrevendo os contos para caber ali. No final foram menos páginas, mas foi algo mais pragmático".
Continua depois da publicidade
Em paralelo a esta publicação, Vinicius revela que está escrevendo um romance, mais longo, mas que ainda se encontra em andamento e que ficou um pouquinho de lado para que 'O Monstro Debaixo da Cama' ficasse pronto a tempo de ser lançado ainda durante este primeiro trimestre. A distância de um livro focado em uma história única foi primordial para que o autor santista pudesse entregar o que ele mais queria com sua antologia: Diversidade.
"A pessoa quer pegar o livro para ler vai encontrar uma grande mistura. A ideia não era ter um ponto central de contos, não ter um tema, a ideia era ter alguns dos principais temas. Não monstros, não tipos, mas temas. É um livro de suspense, é um livro de terror, é um livro de ficção científica. Quase nesse formato de coletânea sem um ponto central para que a pessoa possa passear por todos esses gêneros sem ficar presa a algo monotemático. Isso vem muito provavelmente de uma ideia estética do livro. Terão contos sobre monstros, contos bem-humorados sobre ETs, assassinatos, tudo um pouco de cada coisa com tons diversos. É uma montanha russa para ampliar as possibilidades para o leitor", destaca.
Em uma edição no formato 'pocket' ou seja, livro de bolso, 'O Monstro Debaixo da Cama' custa R$ 27,00, foi publicado por Vinicius de forma independente e pode ser adquirido pelo link www.cinemaqui.com.br/omonstrodebaixodacama enquanto o autor pode ser encontrado no próprio site de cinema e também em transmissões ao vivo pelo www.twitch.com/cinemaqui.http://www.twitch.com/cinemaqui
Continua depois da publicidade