Cultura
Selecionado para os festivais de Toronto e San Sebastián, segundo longa-metragem da diretora Carolina Markowics está entre os seis finalistas escolhidos para concorrer à única vaga brasileira de filme internacional na próxima edição do Oscar
Filme é estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga / Divulgação
Continua depois da publicidade
A cineasta Carolina Markowicz lançou nesta sexta-feira (8) o trailer internacional de Pedágio, poucos dias após a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciá-lo como um dos seis finalistas a disputar a única vaga para representar o Brasil na próxima edição do Oscar, na categoria de filme internacional. Estrelado por Maeve Jinkings e Kauan Alvarenga, o segundo longa-metragem da carreira da diretora vem trilhando uma relevante carreira internacional. O filme estreia nesta sexta no 48º Festival de Toronto (7 a 17 de setembro) – a única produção brasileira de ficção nesta edição do evento – e também entrou na seleção do Festival de San Sebastián (22 a 30 de setembro).
Ainda em Toronto, a diretora será contemplada com uma das principais honrarias do mais importante festival de cinema norte-americano, o Tribute Awards, oferecido pela Bulgari, sendo a primeira brasileira da história a receber o troféu, na categoria Emerging Talent. A cerimônia de gala está marcada para o dia 10 de setembro, na qual também serão premiados nomes da grandeza de Pedro Almodóvar (Jeff Skoll Award in Impact Media) e Spike Lee (TIFF Ebert Director Award), bem como as atrizes Patricia Arquette (Groundbreaker Award) e Vicky Krieps (Performer Award) e o diretor de fotografia Lukasz Zal (TIFF Variety Artisan Award).
Continua depois da publicidade
Produzido pela Biônica Filmes e O Som e a Fúria, coproduzido pela Globo Filmes e Paramount Pictures e distribuído pela Paris Filmes, o novo projeto conta a história de uma atendente de pedágio que, inconformada com a orientação sexual do filho, comete delitos na tentativa de financiar uma cura para a sua "doença". Único longa brasileiro de ficção na programação do festival, PEDÁGIO retrata a opressão e violência sofrida pela população LGBTQIA+, diante das incoerências e atrocidades promovidas – de forma mais explícita nos últimos anos – por alguns setores da sociedade.
O longa, que a diretora descreve como "um drama permeado por humor ácido", participou de relevantes laboratórios de apoio ao desenvolvimento audiovisual, como o Tribeca All Access, Torino Film Lab e Berlinale Coproduction Market.
Continua depois da publicidade
A cineasta conquistou ainda um troféu na última edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, na categoria Primeira Direção, com o seu filme de estreia "Carvão" (2022), que também foi indicado pela Academia de Brasileira de Artes e Ciências Cinematográficas para representar o país na 38ª edição do Goya, na Espanha, uma das mais importantes premiações do cinema europeu.
Sinopse
Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.
Continua depois da publicidade