'AQUI QUEM FALA É PRIMO PRETO...'
Primo Preto revelou a criador de conteúdo a história sobre a introdução de Capítulo 4, Versículo 3, sucesso absoluto dos Racionais MC's
Capa de 'Sobrevivendo no Inferno', dos Racionais / Divulgação
Continua depois da publicidade
Capítulo 4, Versículo 3, clássico da música nacional lançado pelos Racionais MC’s no disco Sobrevivendo no Inferno (1997), começa com o produtor cultural Primo Preto elencando estatísticas sobre o racismo no País. Entre os tópicos citados, com voz firme, estão que os negros eram muito mais vítimas de mortes violentas em relação aos brancos e que estavam à época quase ausentes das universidades nacionais.
Mas, afinal, qual é a história por trás desse momento marcante da música brasileira? Recentemente, o próprio Primo Preto contou mais detalhes ao criador de conteúdo Espectro, especializado em cultura hip-hop.
Continua depois da publicidade
Primo Preto recordou que fazia parte da equipe de produção dos Racionais, quando foi chamado por Mano Brown no estúdio para gravar algumas estatísticas sobre a situação da população negra no País.
“Brown tinha conseguido [as estatísticas] em umas reuniões na USP que se discutia o racismo e as questões socioeconômicas e socioculturais das periferias do Brasil. Ele me chamou e falou: 'Preciso que você grave essas estatísticas que separei. Quero que você faça meio declamando', ele me dirigiu”, relembrou o produtor.
Continua depois da publicidade
“Confesso que gravei sem pretensão nenhuma, a gente não sabia se isso ia ser usado ou não, e acabou se tornando esse grande marco na minha vida”, completou Primo Preto, agradecendo aos membros dos Racionais pela oportunidade.
Ouça a história contada pelo próprio Primo Preto:
Continua depois da publicidade