Continua depois da publicidade
Enquanto para uns, a Quarta-feira de Cinzas é o dia de repor as energias esgotadas nos dias de Carnaval, para os fiéis católicos é o primeiro dia da Quaresma — período de 40 dias dedicados à penitência, reflexão e preparação para a Páscoa. A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e encerra no Domingo de Ramos.
O reitor do Santuário de Santo Antonio do Valongo, Frei André Becker, explica que o símbolo que marca o início da Quaresma é a imposição das cinzas na cabeça de cada fiel, nas missas.
No Santuário de Santo Antonio do Valongo, a missa será ministrada hoje, às 19h30. A Quaresma simboliza os 40 dias em que Jesus passou no deserto, jejuando e rezando, antes de voltar a Jerusalém, quando foi preso e executado. Na Quaresma, os cristãos costumam fazer orações e sacrifícios em solidariedade ao sofrimento de Jesus Cristo.
Campanha da Fraternidade
Segundo Frei André, inicia hoje também a Campanha da Fraternidade 2008, que será promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante o período da Quaresma. O tema da campanha este ano é `Fraternidade e Defesa da Vida’, e o lema é ‘Escolhe, pois, a vida’.
“A vida hoje está muito banalizada e, por isso, a campanha é em favor da vida”, afirmou Frei André. Embora a campanha seja realizada até a Páscoa, as obras sociais voltadas da campanha serão realizadas ao longo do ano. A Campanha da Fraternidade, de acordo com Frei André, é uma iniciativa que ocorre somente no Brasil.
Continua depois da publicidade