A obra será lançada nesta sexta-feira (3), às 18 horas, na Livraria Realejo, no Gonzaga / Nathalia Filipe/PMS
Continua depois da publicidade
O que significa sonhar com prédios desmoronando ou com ondas invadindo a cidade? Como interpretá-los ou associá-los com as nossas vidas? Isso pôde ser feito com 15 jovens de uma universidade pública federal, que tiveram suas bolsas-permanência ameaçadas de corte pelo Governo Federal e que viveram por um período a angústia, o medo e a dúvida de que se iriam manter ou perder o benefício.
A maneira como esse momento traumático se materializou em sonhos foi coletada e publicada no livro "As funções e os destinos de sonhar: Notas Psicanalíticas", da psicanalista Tais Viana, servidora da Prefeitura Municipal de Santos, que atualmente trabalha como psicóloga na Capep-Saúde. A obra, da editora Appris, será lançada nesta sexta-feira (3), às 18 horas, na Livraria Realejo (Avenida Marechal Deodoro, 2 - Gonzaga).
Continua depois da publicidade
O assunto do livro nasceu de sua tese de mestrado. "Me formei em 2009 e, após anos clinicando, eu senti necessidade de me aprofundar em estudos e pesquisas. Optei por abordar sobre os sonhos porque, além de ser um assunto fascinante, o texto mais famoso de Sigmund Freud (o pai da Psicanálise), "Interpretação dos Sonhos", é de 1900, e estava completando 110 anos", conta.
A publicação foi um desafio para a profissional que, no seu trabalho diário, está acostumada a fazer associações de sonhos dos seus pacientes, dos quais já conhece a história. "Eram pessoas que eu não conhecia e eu fazia perguntas abertas. Foram muitos sonhos com sentimentos de angústia, desamparo, humilhação, além daqueles que não conseguiam sonhar. Tudo isso poderá ser conferido no livro", disse.
Continua depois da publicidade
Taís conta que a publicação pode ser lida por qualquer pessoa, não apenas aquelas ligadas à área. "Eu faço uma associação dos sonhos individualmente, depois coloco minha impressão sobre todos de uma maneira geral, que é baseada na minha caminhada", conta a profissional, que se disse feliz por poder neste período resgatar textos que leu durante sua formação, entre outros atuais ligados à psicanálise.
REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL
Formada como psicóloga pela Universidade Católica de Santos (Unisantos) em 2009 e como psicanalista pelo Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, em 2012, Taís diz que o livro é uma realização profissional e pessoal.
Continua depois da publicidade
O trabalho, que já está disponível em e-book, já tem rendido bons frutos para a profissional, que foi convidada pela Unisantos para ministrar aulas na especialização sobre psicanálise e tem dado muitas palestras na área.
Outra conquista do lado profissional e pessoal diz respeito ao prefácio do livro que é feito por Cláudio Laks Eirizik, um dos maiores psicanalistas do País, com grande prestigio internacional. "Meu pai também é psicanalista e ele terminou sua residência, em 1978, junto com o Cláudio. Eu nasci logo em seguida, em 1979. Decidi arriscar e mandar um e-mail para ele e ele aceitou e fez um prefácio muito carinhoso, lembrando de quando eu era um bebê, falando sobre meu pai e sobre o livro. Foi um momento muito especial para toda nossa família".
EM SANTOS
Continua depois da publicidade
Psicóloga, servidora em Santos desde 2013, ela explica que a psicanálise é uma abordagem criada por Freud que leva em consideração manifestações inconscientes das pessoas como atos falhos e sonhos. Desde o início do ano, ela foi cedida para fazer um trabalho especial na Capep-Saúde. "A atual administração me cedeu para levar esse olhar de psicanalista. Na Capep você cuida de pessoas que já estão adoecidas e a ideia é trabalhar na prevenção", explicou.
Continua depois da publicidade