Pinacoteca Benedicto Calixto fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, em Santos / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Projeto Pintando com Calixto, que oferece oficinas gratuitas de pintura para crianças e adolescentes, está com inscrições abertas. As aulas do mês de agosto acontecem nesta sexta-feira (2) e no dia 16, com turmas no período da manhã, 9h15 às 11h15, e da tarde, 14 às 16 horas
As oficinas serão ministradas na Pinacoteca Benedicto Calixto, que fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, em Santos. Os interessados em participar podem se inscrever diretamente no local, no dia e horário da aula, ou por meio do preenchimento de um formulário online.
Continua depois da publicidade
Cada oficina tem quatro horas de duração e atende turmas com 20 alunos. Cada grupo tem aulas em duas sextas-feiras (a primeira e a terceira de cada mês), no contraturno escolar.
Na primeira aula, os alunos têm contato com os conceitos básicos de artes plásticas, técnicas de pintura e materiais utilizados. Na oficina seguinte, recebem materiais para desenvolver suas próprias pinturas, com a temática que escolherem. Ao final do ano, haverá uma exposição de todos os trabalhos na própria Pinacoteca Benedicto Calixto.
Continua depois da publicidade
As aulas são ministradas pela professora Adinéia Batatinha dos Santos, profissional com larga experiência como docente e na organização de exposições artísticas. Formada em Educação Artística pela Universidade Mogi das Cruzes, fez também curso de Pedagogia, Administração, Supervisão Escolar e pós-graduação em Artes.
Todo o material didático, assim como as telas, tintas, pincéis, cavaletes, camisetas e outros itens são fornecidos pelo projeto aos alunos.
As aulas são destinadas preferencialmente a alunos do Ensino Fundamental 2 ou Ensino Médio das escolas públicas, mas havendo vagas disponíveis, podem ser incluídos estudantes de escolas particulares.
Continua depois da publicidade
O Projeto Pintando com Calixto tem o objetivo apresentar as artes plásticas a jovens de Santos, por meio do ensino das técnicas de pintura e do conhecimento sobre alguns dos principais expoentes dessa arte. Visa também proporcionar a esse público oficinas em que possam exercer essa prática com orientação profissional, estimulando, assim, a criatividade e a manifestação artística que possa existir dentro de cada aluno.
O projeto foi viabilizado por meio do Promicult, o programa da Prefeitura de Santos que acolhe projetos na área da cultura com renúncia fiscal do Imposto sobre Serviços (ISS). Aprovado na comissão que analisa os projetos, o Pintando com Calixto recebeu a chancela da Transbrasa, empresa santista que atua em vários setores de logística.