Crianças a partir de 5 anos de idade e adolescentes até 18 anos poderão se inscrever / Divulgação/Cubatão Sinfonia
Continua depois da publicidade
O Programa Cubatão Sinfonia abre inscrições para novos alunos a partir desta terça-feira, dia 8. Crianças a partir de 5 anos de idade e adolescentes até 18 anos poderão fazer aulas de música, musicalização infantil e dança, tudo gratuito, na sede do Programa, na Cota 200.
As inscrições estarão disponíveis pela internet por meio do formulário virtual ou, ainda, presencialmente na sede do Cubatão Sinfonia – Av. Principal, 1016, Cota 200. Para isso, é preciso anexar via formulário ou levar documento de identidade ou certidão de nascimento do estudante, uma foto 3X4, declaração de escolaridade e comprovante de residência. O Núcleo Cota 200 oferece aulas de violão, clarinete, flauta, percussão, saxofone, instrumentos de sopro (metais), musicalização infantil, cordas para orquestra e dança, em um total de 150 vagas.
Continua depois da publicidade
As atividades são gratuitas, democratizando o acesso à arte e cultura à comunidade local e entorno. Basta a criança e/ou adolescente interessado se inscrever, devendo apenas comprovar estar matriculado e frequentando o sistema público de ensino regularmente, assim como jovens maiores de 18 anos para as vagas remanescentes. Não há processo seletivo e não é necessário ter conhecimento musical ou possuir instrumento musical próprio. O programa disponibiliza instrumentos e material pedagógico para uso em aula.
Programa Cubatão Sinfonia
Continua depois da publicidade
Completa 14 anos de atividades ininterruptas em 2022. Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança. Este ano, esse sonho artístico-cultural é patrocinado pela Bequisa, Petrocoque e Usiminas via Lei de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério do Turismo. Conta com apoio do Instituto Usiminas e Prefeitura de Cubatão.
Desde 2007 o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, manteve as atividades de maneira virtual e o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista.
Continua depois da publicidade