Cultura

Primeira galeria de arte a céu aberto em palafitas é criada em Cubatão

Em dois dias foram construídos 85 metros lineares de passarelas nessas moradias e ainda a instalação de iluminação no trajeto revitalizado

Da Reportagem

Publicado em 08/06/2023 às 20:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nos dias 20 e 21 de maio de 2023 foi realizado um mutirão projetado pela própria comunidade / Divulgação

Continua depois da publicidade

O Instituto Elos - organização de educação social que fortalece a capacidade das pessoas de transformar a realidade-, em parceria com a Compass Gás e Energia e com o apoio da Prefeitura de Cubatão, realizou neste mês a segunda Vivência Oasis na Vila, uma experiência baseada na Metodologia Elos que reúne talentos e recursos locais para transformar lugares a partir de sonhos coletivos. Nesta edição, os participantes do projeto e os moradores sonharam e decidiram realizar um mutirão de revitalização das passarelas em palafitas da região e colorir todo trajeto do Beco do Coqueiro, que dá o acesso a uma área das casas em palafitas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nos dias 20 e 21 de maio de 2023 foi realizado um mutirão projetado pela própria comunidade e foi um grande sucesso. Em dois dias, foram construídos 85 metros lineares de passarela em palafitas e a instalação de iluminação no trajeto revitalizado. Além disso, foram feitas mais de 40 pinturas por artistas/grafiteiros convidados, que voluntariamente participaram desta ação.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Arte e Movimento inaugura a Biblioteca Comunitária em Santos

• Mural de Kobra é apagado em São Paulo e artista diz que arte não é descartável

A partir desse processo participativo de identificação das potencialidades (talentos e recursos) do território, através do mutirão, foi desenvolvida uma relação autêntica e de confiança da comunidade com os parceiros externos, estimulando assim a expressão de sonhos coletivos e a criação de estratégias para realizá-los.

Acreditando que podem realizar ainda mais, as pessoas moradoras que participaram do mutirão querem construir mais 500 metros lineares de passarela além de um deck para o lazer, principalmente para crianças. Ainda com materiais em mãos e bastante engajados, os moradores continuaram o mutirão no final de semana seguinte de forma autônoma e construíram mais 30 metros lineares de passarela.

Continua depois da publicidade

A frente das pinturas não parou, pois um grande movimento de artistas/grafiteiros continuam a colorir o Beco do Coqueiro e as casas em palafitas da Vila dos Pescadores. Talvez a primeira galeria de arte a céu aberto em palafitas de Cubatão esteja nascendo.

A vivência Oásis é uma das iniciativas promovida pelo Instituto Elos em parceria com a Compass Gás e Energia e o apoio da Prefeitura de Cubatão que tem o objetivo de impulsionar o protagonismo comunitário e o protagonismo jovem na Vila dos Pescadores, região com aproximadamente 18 mil moradores, promovendo a cultura de abundância através do fortalecimento das relações de confiança e cooperação entre diversos stakeholders, orientados por uma visão de futuro compartilhada que estimule o empreendimento de diversas iniciativas de base comunitária.
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software