Cultura

Pontos turísticos de Santos viram tema de exposição em homenagem aos 478 anos da Cidade

Atração pode ser visitada gratuitamente até o dia 28 de janeiro, no Shopping Parque Balneário

Da Reportagem

Publicado em 24/01/2024 às 21:58

Atualizado em 18/03/2024 às 11:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Desde o dia 19 de janeiro, as fotografias estão organizadas em fileiras e foram colocadas em cavaletes para melhor visualização / Carlos Nogueira/PMS

Continua depois da publicidade

A praia, o Centro Histórico e até o Porto de Santos foram alguns dos pontos registrados em diversos ângulos nas 23 imagens da exposição ‘Santos 478 Anos’. A atração, realizada em homenagem ao aniversário da Cidade, pode ser visitada gratuitamente até o dia 28 de janeiro, no Shopping Parque Balneário (Gonzaga).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Programação oficial do aniversário de Santos tem solenidades e atrações de quinta a domingo

• Museu Pelé terá bate-papo com pioneira do futebol feminino no Brasil

• Desentendimento entre governos pode atrasar obras do túnel

Desde o dia 19 de janeiro, as fotografias estão organizadas em fileiras e foram colocadas em cavaletes para melhor visualização. Para a realização da mostra, 14 artistas do grupo ISO Santista e convidados se reúnem todos os anos para separar registros fotográficos que explorem sentidos, olhares e perspectivas únicas. 

Um dos destaques é a presença do pôr do sol em algumas das imagens expostas, deixando coqueiros e elementos santistas na contraluz, como, por exemplo, o monumento da artista plástica Tomie Ohtake, no Emissário Submarino (José Menino). 

Continua depois da publicidade

Fotos protagonizadas por cores, como o cinza do filtro sépia no retrato da Bolsa do Café, o azul de um dia ensolarado sob o Bonde turístico e a orla sendo contemplada pelo céu rosa de fim de tarde, também fazem parte da atração. A natureza foi outro ponto importante a ser destacado pelos fotógrafos, com registros da área verde da orla e copa de árvores dando um espetáculo visual. 

“Sou apaixonado pela nossa cidade e esse é o motivo principal de estar realizando a homenagem, assim como todos os anos. Nesta, decidimos não só mostrar a praia como outros pontos emblemáticos que também fazem parte da nossa história. Para mim, é uma honra ver o que a ideia se tornou hoje e fico mais feliz de ver as pessoas parando para admirar e comentar sobre as fotos”, contou o idealizador, coordenador da exposição e fotógrafo, Bruno Scarpa.

Difícil mesmo é passar pelo local e não se deixar atrair pela beleza dos ‘cliques’ que ressaltam a grandiosidade de Santos. “Achei as fotos lindas e acredito que exposições como essa precisam ser cada vez mais valorizadas. Tudo o que está aqui me faz perceber o quanto é importante sermos incentivados pela nossa cultura. Aos responsáveis pela iniciativa, todos os meus aplausos”, disse Reginaldo Pereira, 52 anos.

Continua depois da publicidade

O professor universitário atualmente mora em Limeira, mas já foi morador de Santos por cinco anos e, ao ver a orla e destinos turísticos fotografados, contou sobre sua intenção de voltar a morar na Cidade. Reginaldo até escolheu uma imagem favorita: “A dos prédios. Está linda e, ao chegar perto, parece que estou ‘na cena’, né?”, brincou. O registro a que o professor se refere é o dos edifícios localizados em frente à Praça das Bandeiras, no Gonzaga. 

Entre os fotógrafos das obras, destacam-se nomes como Alfredo Medeiros, Angela Gouveia, Berenice Kauffmann Abud, Bruno Assis, Bruno Scarpa, Daniel Yamaoka, Ed Santana, Fabiano Albuquerque, Jessica Benitez, Katia Tomimoto, Mônica Mohrle, Nelson Junior, Piter Koga e Rômulo Venâncio.

SERVIÇO

Continua depois da publicidade

As fotografias estão expostas no piso superior do Shopping Parque Balneário, localizado na Avenida Ana Costa, 549, Gonzaga. A visitação é gratuita e pode ser conferida de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 22h.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software